1 de maio de 2018

Giancarlo Alessandrini - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista, Desenhador
(Itália) Jesi, 20 de Março de 1950

Alessandrini entra no mundo da BD em 1972. Após ilustrar várias histórias para publicações de bolso, começa a trabalhar para a revista Il Corriere dei Ragazzi, onde inicia uma colaboração com o argumentista Mino Milani. A sua primeira história foi Il Cifrario del Maggiore Martin, um episódio da série L'inviato nel Tempo. Alessandrini trabalha com argumentistas como Pier Carpi, Manocchia, Alfredo Castelli, Ventura, Selva Maltês. Com Milani, cria, em 1973, a série de ficção científica Ano 2000, seguido por Lord Shark, anos mais tarde.
Passa pelo Il Giornalino com dell'Avventura Confini Ai, Storie di Tutti i Tempi e Rosco & Sonny (com argumentos por Nizzi), e colabora em alguns episódios de Ken Parker com Berardi e Milazzo. Para o Supergulp, revista da editora Mondadori, ilustra os primeiros episódios da série Allan Quatermain, o precursor do Martin Mystère.
Além disso, Alessandrini em parceria com Roberto Dal'Pra produz, em 1990, L'Uomo di Mosca no periódico Torpedo e, em 1991, Anastasia Brown no Comic Art. Nesta revista, Alessandrini escreve e desenha Fatti e Misfatti no Planeta Arium, uma série de gags curtos.
Em 1993, desenha para a editora francesa Bagheera Indiana Jones com argumento de Claude Moliterni . Em 2001, ilustra Outremer, a saga de ficção científica com argumento de Beretta.

Séries publicadas em Portugal:


[actualizado em 31-12-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário