Argumentista, Desenhador
(França) Paris, 13 de Janeiro de 1927
Guy Mouminoux faz a sua estreia em 1946 com Les Aventures de Mr Minus em Nous les Jeunes. Posteriormente, desenha Papillon et Slipp em Coeurs Vaillants, Les Cinq Bandits de Calabre em OK e Zar'O, um livro homónimo de BD. Colabora com a Élan Éditions em 1949, fazendo Jack, Jim, Jo Botanes, o pré-histórico Atkin, várias histórias independentes e capas para Ohé e Gong, bem como o título para Maya le Sioux.
Em 1951, cria Aiguille Noire em Vaillant, uma biografia de Mermoz em l'Équipe Junior e Billy Batam na Bravo!. De seguida, produz Gorneval Chevallier Errant, com Louis Saurel para a Jocko et Poustiquet. Colabora com as publicações da SPE (Société Parisienne d'Édition), como Fillette e Joyeuses Lectures. Está presente no Viva! com Robin des Bois (1957) e em Spirou com vários episódios de As Mais Belas Histórias do Tio Paulo (1959), além de argumentos para Jean Valhardi (arte de Jijé, 1963-65). Em 1959, sucede a Francisco Hidalgo como o artista da série Blason d'Argent, sendo o autor dos próximos vinte anos em Coeurs Vaillants e J2 Jeunes, Formule 1 e Fripounet. Ilustra histórias de guerra para o mercado britânico através da agência Fleetway. A partir de 1965, Mouminoux colabora com a revista Pilote, criando séries como Les Disparus de Pol Croac e Goutatou et Dorachaux. Em 1970, cria Prémolaire em Formule 1 e Rififi em Tintin. Adapta Les Charlots para Noir Fleuve em 1973-74 e volta para a Spirou em 1975 com a série humorística Les Familleurreux. Para esta série, usa o pseudónimo Dimitri Lahache, mais tarde encurtado para Dimitri.
A partir de 1982, Mouminoux faz uma série de pequenas histórias de humor negro para a Charlie Mensuel, recolhidas no álbum Deo Gratias pela Dargaud. Durante os anos 80, produz álbuns para Dargaud, como Le Meneur de Chien, Histoire de Pognon, Les Consommateurs, La Grand Messe e L'Abattoir. Para o L'echo des Savanes, cria Kaleunt em 1987. Dois anos mais tarde, realiza o álbum Raspoutista para a Albin Michel. Na década de 90, Dimitri inicia colaborações para as revistas Grodada e Hara-Kiri, para o qual cria séries como Les Fables de Tonton Grobidon e Koursk. Publica uma série de álbuns para a Glénat, incluindo Haute-Mer, Hymne à la Forêt, Sous le Pavillon du Tsar e Le Goulag. Em 2003, volta a Albin Michel para criar Le Voyage.
Séries publicadas em Portugal:
[actualizado a 16-2-2015]
Sem comentários:
Enviar um comentário