1 de março de 2018

Torpedo - Obra completa - Volume #5

Chegou hoje às bancas, numa edição da Levoir e com distribuição com o jornal Público, o último volume da obra completa de Torpedo 1936.

Deste volume fazem parte as biografias de Enrique Sánchez Abulí, de Jordi Bernet e dois textos editoriais: um sobre a edição de Torpedo em Espanha, escrito por Javier Mesón, um dos grandes especialistas de Torpedo e um segundo escrito por Jorge Magalhães, em que diz: “Coube, afinal, à Levoir a primazia de editar a série completa – 34 anos depois da sua estreia entre nós – numa louvável iniciativa de grande envergadura, que saúdo com o maior regozijo”.

As sete histórias apresentadas, foram na sua maioria publicadas em álbum em Espanha – das quais apenas duas, As Sete Vidas do Gato e Era uma Vez na Sicília, não são inéditas em Portugal.

A data de 1936 ainda se mantém no título, mas valendo-se de flashbacks e narrativa não linear, Abulí leva-nos até à infância de Luca passada na sua Sicília natal. Em O Ano que Bebemos Perigosamente cria um universo onde retrata bem a Nova York corrupta, social e economicamente instável durante a época da Lei Seca instituída em 1919. Adeus, Bonitão! dá uma perspectiva diferente de Torelli, mostra que se lhe pedirem com bons modos, também é capaz de fazer um favor a um amigo.

E o volume termina com aquela que foi a última colaboração entre Abulí e Bernet,  O Dia da Vingança  a  história em que Torpedo, depois de ter sido derrotado por Susan em Para Patife… Patife e Meio e A Dama dos Camelos, engendra o que parecia ser o plano perfeito para se vingar da única mulher que lhe fez frente.

Na próxima semana, teremos um volume com as histórias de Torpedo 1972 com os desenhos e cores de Eduardo Risso.

Colecção Torpedo 1936 - Volume 5, Sánchez Abulí e Jordi Bernet, Levoir, 120 pp., p&b, capa dura, 11,90€






Sem comentários:

Enviar um comentário