22 de novembro de 2017

André Franquin - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, Argumentista
(Bélgica) Etterbeeck, 3 de Janeiro de 1924 - Saint-Laurent du Var, 5 de Janeiro de 1997

Em 1943 frequenta, por pouco tempo, o curso do Instituto Saint-Luc de Saint-Gilles. Vai trabalhar em 1944 como desenhador do estúdio de animação CBA, onde conhece grandes mestres da banda desenhada belga: Eddy Paape, Morris, René Follet e, posteriormente, Peyo, que em 1945 irá para a CBA. Em 1946, é convidado para ingressar nas edições Dupuis, na revista Spirou, onde conhece Jijé e começa a trabalhar na série Spirou e FantásioL’Almanaque Spirou, Fantasio et son tankLa maison préfabriquée, realizando também várias ilustrações.
Entre 1948 e 1949 viaja pelo México e Estados Unidos com Morris e Jijé, continuando a desenhar e a enviar pelo correio as pranchas para as edições Dupuis. Cansado da vida errante, volta para a Bélgica e casa em 1950 com Liliane.
Spirou e os Herdeiros (Spirou et les Heritiers) surge na revista belga Spirou, onde Franquin cria as personagens do Conde de Champignac, Zantáfio, primo de Fantásio e o Marsupilami, um animal de cor amarela com manchas pretas e uma longa cauda que se estreia a 31 de Janeiro de 1952.
Por questões de direitos de autor, entre 1955 e 1956, Franquin tem um conflito com as edições Dupuis, indo colaborar no jornal Tintin das edições Lombard. Franquin assina um contrato por cinco anos com Raymond Leblanc, proprietário das edições Lombard, onde nascem os personagens Modest e Pompon. Em 1959, Franquin cede a série Modeste e Pompon às edições Lombard que acabam por a confiar a Dino Attanasio.
Em 1956, volta a trabalhar para as edições Dupuis, tentando então coordenar o trabalho com as duas editoras. Em 28 de Fevereiro de 1957 no nº 985 do Spirou, surge um personagem genial, Gaston Lagaffe, o herói-sem-emprego; nesse mesmo ano aparece também no n° 1027 do Spirou o jovem Petit Noël. Em 19 de Fevereiro de 1957 nasce Isabelle, a sua filha.
Deixa de trabalhar no Spirou e Fantásio em 1968, mas decide conservar todos os direitos de autor sobre a personagem do Marsupilami. Dedica-se então a trabalhar no Gaston LagaffePetit Noël e Marsupilami. As primeiras assinaturas animadas de Franquim surgem nos gags de Gaston Lagaffe, a 3 de Dezembro de 1970, na prancha n.º 644 do n.º 1703 do Spirou.
Em 1971 trabalha numa rubrica dedicada aos monstros, com textos de Yvan Delporte e a 17 de Março de 1977, cria as Ideias Negras (Idées Noires), que aparecem num suplemento ao jornal Spirou, o "Trombone Illustré". Com o desaparecimento do suplemento, Franquin, em 1981, passa a desenhar para revista Fluide GlacialLuce Degotte Marcel Gotl colaboraram no argumento das Ideias Negras.
Franquin é um notável defensor de causas humanitárias, da GreenpeaceAmnistia Internacional, transpondo as suas causas para os seus desenhos. Em 1980, Gaston Lagaffe faz uma primeira aparição no cinema.
A Marsu Prodution nasce em 1987. O Marsupilami passa a ser um herói único, e tem como base a família dos Marsupilamis apresentados por Seccotine no livro "Ninho dos Marsupilamis". Batem e Greg foram escolhidos para trabalhar com Franquin nos álbuns do Marsupilami; posteriormente seguiram-se outros, tais como Yann, Fauche, Adam e Kaminka e Marais.
Em 1989, Franquin cria Les Tifous, uma série de desenhos animados de 80 episódios para televisão, com argumento de Delporte, Fauche e Léturgie.
Gaston deixa de aparecer em 1992 no Spirou e, no mesmo ano, Franquin cede os direitos do Marsupilami à Marsu Productions. A estátua de Gaston é inaugurada em Bruxelas em Fevereiro de 1996.
Vencedor de vários prémios, em 1980 ganha o prémio o Grand Prix National des Arts Graphiques (Prix Nobel de la BD). Em 1991, Franquin recebe a medalha da ordem de Léopold.

[adaptado de Wikipédia]

Séries publicadas em Portugal:
Gaston LagaffeIdeias NegrasMarsupilamiModeste & PomponSpirou & Fantasio

One-shots publicados em Portugal:

  • Noite de Natal (Les étranges amis de Noel), Franquin e Will, Álbum Verbo, Colecção Cavalinho #4 [1972]
  • Ovos de Páscoa (Joyeuses Pâques pour mon petit Noel), Franquin e Will, Álbum Verbo, Colecção Cavalinho #6 [1972]

[actualizado em 14-8-2018]

Sem comentários:

Enviar um comentário