23 de novembro de 2017

Liga da Justiça #3 – O Prego: Teoria do Caos

É hoje posto à venda com o jornal Público o terceiro volume da colecção "Liga da Justiça" da editora Levoir. 

"Por falta de um prego perdeu-se a ferradura; por falta da ferradura perdeu-se o cavalo; por falta do cavalo perdeu-se o cavaleiro, por falta do cavaleiro, perdeu-se a guerra.” Foi baseando neste poema de George Herbert, publicado em Jacula Prudentum (1651) que Alan Davis, célebre desenhador, escreve e desenha a história do terceiro volume de Liga da Justiça – O Prego: Teoria do Caos, que hoje sai para as bancas. A arte final é de Mark Farmer.

Martha e Jonathan Kent iam sair, mas um prego furou o pneu da camioneta, e eles foram obrigados a ficar em casa, ficando assim impedidos de estar no local certo à hora certa. Foi nessa noite que a nave do bebé kryptoniano Kal El se despenhou no Kansas. Em suma, o casal não encontra a criança que viria a tornar-se Clark Kent, o Super-Homem, exemplo de união de combate ao mal.

Lex Luthor é eleito para Presidente de Câmara de Metropolis pela segunda vez, e é muito provavelmente, o empresário mais influente no mundo. Ele domina a comunicação social, aceitando e divulgando tudo o que faz ou diz, incluindo o ódio que ele tem  aos metahumanos. Devido ao seu grande poder de persuasão, a população rende-se a ele diz e a Liga da Justiça, que sem o Super-Homem é liderada pela Mulher- Maravilha, deixa de ser bem vista.

A parte da população que inicialmente via nos heróis uma salvação, passa a olhar para o Lex Luthor como o salvador, diante das melhorias sociais, adoptam, pouco a pouco, o discurso de que na verdade os humanos não precisam dos super-heróis, afinal, eles não viviam para o bem. Eles criaram toda uma imagem de necessidade, com diversas invasões e ameaças planetárias para controlar e amedrontar o povo, dando a impressão de que todos precisavam deles, quando na realidade não era nada disso. Sem os heróis, não existiria medo e nem invasões fabricadas. O planeta seria um lugar melhor.

Liga da Justiça #3: O Prego: Teoria do Caos, Alan Davis, Levoir/Público, 152 pp., cor, capa dura, 10,90€ com o jornal Público









Sem comentários:

Enviar um comentário