31 de dezembro de 2016

Victor Hubinon - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, Argumentista
(Bélgica) Angleur, 26 de Abril de 1924 - Villemy, 8 de Janeiro de 1979

Nascido em Angleur, Hubinon estuda decoração, pintura, gravura e desenho na Academia de Belas Artes de Liège. Após a Segunda Guerra Mundial, durante a qual foge para Inglaterra, onde serve na Marinha Real, consegue um emprego na empresa de impressão do jornal La Meuse.
Após a Guerra Mundial vai trabalhar para as edições Dupuis, começando por fazer ilustrações para as secções editoriais. Em 1946, desenha a história curta de guerra L'Agonie du Bismarck, juntamente com Jean-Michel Charlier, que escreve o argumento. Nesse mesmo ano, cria ilustrações de capa e as histórias Loudemer Durdefeuille para o Le Moustique, assinando como Victor Hughes.
Pouco depois, Hubinon é convidado para ilustrar Buck Danny, um clássico da aviação, criado por Georges Troisfontaines, chefe da agência do World's P. Press AgencyBuck Danny estreia-se no Spirou em Janeiro de 1947. Inicialmente escrito por Troisfontaines, o argumento passou logo para a responsabilidade de Jean-Michel Charlier, que, inicialmente, também contribui no desenho. Hubinon ilustra as aventuras deste herói da aviação até ao fim da sua carreira, sendo sucedido por Francisco Bergèse.
Além de Buck DannyHubinon trabalha em outras projectos na revista Spirou, como Rik Junior (assinando Victor Hughes), um novo episódio da série de Jijé, Blondin et Cirage (1947), bem como biografias de famosos personagens históricos, como Surcouf (1949-1952), Mermoz (1955), ambos com argumento de Charlier, e Stanley (1953), a partir de um texto de Octave Joly.
Para as Aventures Illustrées-Bimbo, cria, em 1948, Joe la Tornade com Charlier sob a assinatura conjunta de Charvick, posteriormente continuado por Albert Weinberg.
Também com argumento de Charlier, desenha a história de guerra Tarawa, atol Sanglant para o Le Moustique, assistido por Eddy Paape e Albert Weinberg. Em 1950, cria Fifi em colaboração com Eddy Paape, bem como Tiger Joe para La Libre Junior. Colabora com René Goscinny na revista Pistolin com Jeannot, onde assina Victor Hughes.
Em 1959, Hubinon está presente no primeiro número da revista Pilote com a série de piratas Barba Ruiva, também escrito por Charlier. Assim como Buck Danny, a série torna-se um clássico, sendo desenhada por Hubinon até à sua morte em 1979, após o que foi continuado por artistas como Jijé, Christian Gaty e René Pellerin.
De 1963 a 1965, escreve o argumento de Pathos de Setungac, uma série desenhada por Paape e publicada na Record. Morre repentinamente em 1979, sofrendo um ataque cardíaco enquanto trabalha na sua mesa de desenho.

Bibliografia portuguesa:
Barba Ruiva, Buck Danny, Tiger Joe

One-shots:
  • O grande corsário (Surcouf, roi des corsaires), 1949, Hubinon e Charlier,  Cavaleiro Andante #338 a #382

Sem comentários:

Enviar um comentário