O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (AmadoraBD) abriu hoje a sua 36.ª edição, voltando a instalar-se no Parque da Liberdade, que acolhe as principais exposições, sessões de autógrafos, lançamentos e a zona comercial.
Este ano, a organização decidiu alargar as sessões de autógrafos e criar a iniciativa “Hora da BD”, com descontos de 15% em livros de segunda a quinta-feira, entre as 18h00 e as 20h00. O objectivo é atrair mais visitantes durante os dias úteis e distribuir melhor o público ao longo da semana.
A programação mantém o equilíbrio entre novidades editoriais e clássicos da banda desenhada, destacando-se as retrospectivas dos irmãos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá — autores de Daytripper e Dois Irmãos — e a homenagem ao português Luís Louro, que celebra 40 anos de carreira com uma mostra de esboços e originais.
O festival assinala ainda os 85 anos de The Spirit, de Will Eisner, e os 65 anos da Liga da Justiça, com a presença de artistas como Miguel Mendonça, Maria Laura Sanapo e Kevin Maguire.
Entre outras exposições, destacam-se pranchas originais de O Abismo do Esquecimento (Paco Roca e Rodrigo Terrasa), Radium Girls (Cyrielle Evrard) e Corpo de Cristo (Bea Lema). Fora do núcleo central, há mostras dedicadas a Alice Geirinhas, Dinis Conefrey e Filipa Beleza.
Os Prémios Nacionais de BD serão anunciados no domingo, e o festival decorre até 2 de Novembro.


Sem comentários:
Enviar um comentário