Apesar da Aquacultura ser uma produção milenar, o público em geral tem pouco conhecimento sobre este sector, contribuindo para que exista alguma desconfiança sobre a qualidade destes produtos. De facto, atualmente poucos se questionam se a carne que comem é selvagem!
Na verdade, já não caçamos no dia a dia, mas ainda pescamos. É por isso importante explicar o impacto desta actividade e como é cultivado o peixe em Aquacultura, a um público mais vasto.
É neste contexto que surge a banda desenhada “O caminho para a Aquacultura”, produzida pelo IPMA no âmbito dos projectos INTEGRATE (INTERREG-Espaço Atlântico) e AZA4ICE (INTERREG -EuroMED), com autoria de Bruno Pinto e ilustrações de Quico Nogueira. Dado que uma imagem vale mais do que mil palavras, a banda desenhada, foi o vector escolhido para disseminar o conhecimento sobre diferentes tipos de Aquacultura, diferentes etapas de produção, quais os desafios e as preocupações do sector.
A apresentação pública da banda desenhada irá decorrer na Feira da Dieta Mediterrânica de Tavira (Espaço Mercado) no sábado dia 7 de Setembro, entre as 15:00 e as 16:00 integrada na tertúlia “Ecos do Oceano: Aquacultura e Sustentabilidade”, onde um painel de especialistas, irá conversar sobre a importância da aquacultura para o desenvolvimento económico, bem-estar animal, quais as leis que regulam esta actividade, quais os desafios que enfrenta, a elevada qualidade nutricional, qual o contributo para o sistema alimentar, entre outros. Existem alguns exemplares da versão impressa para distribuição, limitada ao número de exemplares existentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário