Histórias sobre sete mulheres que marcaram a sua infância e, com isso, influenciaram a sua forma de pensar e ver o mundo. A autora, então muito jovem, perscruta essas personagens e, através de um olhar atento, esmiúça a característica de cada uma delas para as desconstruir e reconstruir, tal como uma criança desconstrói um brinquedo.
Tandra, a vizinha que todos os dias via sair de casa até que desapareceu. “Dona Fúnfia”, que não sabia ler nem escrever, mas sabia fazer muitas coisas. Na escola, a menina Cristina ensinou-a a desenhar com os grandes mestres. Em criança, ia fazer os recados para a mãe à loja da Dona Iracema, que um dia lá deixou de trabalhar. A “vózita”, que deixou um cofre no quarto. A amiga Inês e a avó da Inês que decidiu usar calças.
São estas mulheres e as suas histórias que se juntam, num relato autobiográfico ao mesmo tempo comovente e de grande sensibilidade. O resultado final, chega-nos sob a forma de sete histórias de vida diferentes que se situam entre o real e o imaginário, entre o provável e o inverosímil.
Publicado inicialmente em 2023, 7 Senhoras, recebeu o Prémio Obra Revelação no Festival Amadora BD 2023 e será em breve adaptado para uma obra de animação.
Para além da alteração de formato, que foi aumentado permitindo dar maior visibilidade ao trabalho gráfico da autora, a edição que a Ala dos Livros agora apresenta inclui um prefácio de Nicoletta Mandolini e uma história adicional que se encontrava inédita.
7 Senhoras, Margarida Madeira, Ala dos Livros, 120 pp., cor, capa dura, 26€
Sem comentários:
Enviar um comentário