Os romanos têm um plano: vão pedir a Amaisbêigualix, um chefe de aldeia galo-romana, que desafie Matasétix durante uma batalha de chefes. Tudo o que precisam fazer é capturar Panoramix antes da luta para privar o chefe da poção mágica. Os romanos conseguem sequestrar Panoramix, mas Astérix e Obélix intervêm imediatamente. Este lança um menir que cai sobre o druida. Panoramix perde a memória e sanidade. Astérix e Obélix ficam responsáveis pela cura de Panoramix antes do duelo. Assim, solicitam os serviços do druida Amnesix. Mas este também está amnésico. A certa altura, uma das poções de Amnesix restaura a memória de Panoramix e, com a ajuda de Astérix e Obélix, vai juntar-se ao duelo entre Matasétix e Amaisbêigualix.
O episódio estreou-se em Portugal através da revista Tintin em 31 de Maio de 1969 (#1 ao #21 do 2º ano) em regime de continuação. Em formato álbum, foi a Editorial Íbis a pioneira no ano de 1969. Posteriormente, foi editado pela Livraria Bertrand [197?], Meribérica [1996], Edições ASA [2005] e, finalmente, a edição presente da Salvat [2020].
Nesta edição, existe o habitual dossiê de 16 páginas com os seguintes artigos: "Que ganhe o melhor!", "Jogos de mãos", "Matasétix, o chefe da aldeia".
Colecção Integral Astérix #26: O combate dos chefes, Uderzo e Goscinny, Salvat, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€