15 de março de 2021

Uma nova colecção do ranger Tex

A editora A Seita inicia uma nova colecção do famoso ranger Tex com o título "A chicotada". Esta colecção irá abarcar sempre histórias auto-contidas, em formato franco-belga com 56 páginas a cores e capa dura, com uma planificação bem distinta e mais dinâmica que a tradicional dos formatos mais pequenos da Bonelli, e com arte de alguns dos maiores artistas de fumetti italianos. "A Chicotada", o primeiro volume, tem argumento de Pasquale Ruju (de que os fãs já tinham podido ler "Tempestade sobre Galveston" na colecção Tex Romance Gráfico, da Polvo) e arte de Mario Milano, aqui com trabalho de cor fenomenal de Matteo Vattani.

As histórias desta colecção seguem o ideário essencial de Tex como personagem, mas são apresentadas em aventuras extremamente dinâmicas e de uma qualidade gráfica excepcional, que se afastam dos cânones habituais da série. A dimensão épica das aventuras de Tex encontra-se nas longas viagens e cavalgadas, nos saborosos diálogos entre os protagonistas, com as sequências a estenderem-se página após página, mas nesta nova colecção existe outro ritmo narrativo e uma estrutura gráfica em tudo diferente (mais alta e ampla), com uma planificação menos rígida que privilegia uma maior velocidade dos acontecimentos, tudo com o firme objectivo de conquistar um público mais moderno e captar os leitores mais habituados a uma narração cinematográfica e televisiva.

Em "A Chicotada", vemos que no rosto e nas memórias de Diego Portela se encontram cravadas as marcas do suplício sofrido às mãos de Don Alvarado. Agora que chegou a hora da vingança, o seu caminho vai cruzar-se com o de Tex Willer que, acompanhado por Kit Carson, se encontra no México no rastro de um grupo de traficantes. 

…uma história amarga que se inclui na mais clássica tradição texiana. No centro da trama, seca e concisa, está o tema da vingança, um dos mais caros na literatura do western, especialmente a da Fronteira”.

- MangaForever (um dos principais sites de BD de Itália)

Tex: A Chicotada, Pasquale Ruju e Mario Milani, A Seita, 56 pp., capa dura, 14€
ISBN 978-989-54880-3-2








Sem comentários:

Enviar um comentário