“Aqui já houve algo…” reúne as memórias da infância de Flix, o autor deste livro, e de uma série de parceiros de conversas. Do tempo em que a Alemanha ainda estava dividida e o muro existia.
Tudo começou em 2008 com a publicação, num jornal de Berlim, de uma pequena história sobre tanques de brincar, percepções erradas e uma realidade que, para uma criança de sete anos, era inconcebível.
Mas após esta estreia, Flix foi tendo cada vez mais conversas sobre o tema com amigos e conhecidos e apercebeu-se que também eles tinham recordações interessantes para relatar dessa época. Uma única história transformou-se em duas, depois três, quatro e por aí fora. Quase todos os meses aparecia uma no jornal, até se atingir mais de trinta episódios.
Estes são, pois, os seus testemunhos.
O AUTOR
Felix Görmann, aliás Flix, nasceu em 1976, na cidade universitária de Münster (Alemanha). Estudou design de comunicação. Vive e trabalha como ilustrador freelancer e autor de banda desenhada em Berlim. É um dos mais importantes autores alemães da actualidade e conta com mais de uma trintena de livros publicados. Os seus trabalhos receberam numerosas distinções, entre as quais os conceituados Prémios “Max und Moritz” e “PENG!”.
Discípulo da escola franco-belga de banda desenhada, Flix é um mestre dos traços simples e da narrativa curta. Com a sua despretensiosa genialidade, tem ajudado a aumentar o rol de autores que adoptaram, com sucesso, a autobiografia como mote para as suas histórias. Em 2018, desenhou um especial “Spirou & Fantasio“, com o título: Spirou in Berlin.
Aqui já houve algo…, Flix, Polvo, 138 pp., cor, 20€
Sem comentários:
Enviar um comentário