22 de setembro de 2016

O Árabe do Futuro 2 – Ser Jovem no Médio-Oriente (1984-1985), de Riad Sattouf nas livrarias a 27 de setembro

Filho de pai sírio e mãe francesa, Riad Sattouf conta-nos em O Árabe do Futuro a sua infância e juventude em pleno Médio Oriente.

No primeiro volume, publicado pela Teorema em 2015, o pequeno Riad relata-nos a sua história no período 1978-1984, altura em que viveu entre a Líbia, a França e a Síria.

Neste 2º volume, que cobre o primeiro ano de escola na Síria (1984-1985), o autor e protagonista aprende a ler e escrever em árabe, descobre a família do seu pai e, apesar dos seus cabelos loiros e de duas semanas de férias em França com a mãe, esforça-se por se tornar um verdadeiro sírio e assim satisfazer o seu pai.

A vida campesina e a rudeza da escola em Ter Maaleh, as compras no mercado negro de Homs, os jantares em casa do tio, que é um general megalómano próximo do regime, os passeios na parte velha da cidade de Palmira: este segundo volume mergulha-nos no dia-a-dia alucinante da família Sattouf sob a ditadura de Hafez Al-Assad.

O primeiro volume alcançou um assinalável sucesso mundial, tendo sido publicado em 16 países e galardoado com inúmeros prémios, entre os quais os importantes:

- FAUVE D’OR para “Melhor Álbum do Ano” no Festival Internacional de BD de Angoulême 2015

- GRANDE PRÉMIO RTL 2014 para o “Melhor Livro de BD do Ano”.

- PRÉMIO PARA A MELHOR BD no Festival do Livro de Saint-Étienne 2014

- L.A. TIMES BOOK AWARD 2016

Foi ainda nomeado para o prestigiado EISNER AWARDS, na categoria “Melhor Obra Baseada em Factos Reais”.

O segundo volume encontra-se vendido em 14 países e as vendas combinadas de ambos os volumes ultrapassam já, em França, os 700.000 exemplares.

Riad Sattouf é de origem franco-síria, tendo nascido em Paris em 1978. Passa a sua infância na Argélia, na Líbia e na Síria, onde recebe uma educação muçulmana. Regressa a França com 12 anos de idade, prosseguindo os seus estudos primeiro em Cap Fréhel e mais tarde em Rennes, onde cursa a Escola de Belas-Artes.

É atualmente um autor de BD de grande sucesso, tendo assinado, entre outras obras, Retour au collège, Pascal Brutal (Fauve d’or 2010) ou La vie secrète des jeunes, que publicou semanalmente em “tiras”, entre 2004 e 2014, na revista Charlie Hebdo.

É igualmente um (re)conhecido cineasta, tendo realizado Les Beaux Gosses, galardoado com um César para o Melhor Primeiro Filme em 2010, e Jacky au Royaume des Filles, que estreou em França nos inícios de 2014.

O Árabe do Futuro 2 – Ser Jovem no Médio-Oriente (1984-1985), Riad Sattouf, Teorema, p&b, 160 pp., 19,90€


Sem comentários:

Enviar um comentário