8 de maio de 2014

Ramiro faz 40 anos

Estamos em 1973. William Vance é colaborador assíduo na revista Femmes d'Aujourd'hui, onde desenha a série Bob Morane, com argumentos do criador Henri Vernes. Apesar de também colaborar na revista Tintin com Bruno Brazil, Vance decide avançar com uma nova série para aquela revista feminina, associando-se a Lucien Meys na criação de Roderic, uma série que se centra nas Cruzadas da Terra Santa. Contudo, esta personagem conhece apenas dois episódios, sendo substituída por Ramiro. A primeira prancha desta série aparece no número 1514 da Femmes d'Aujourd'hui de 8 de Maio de 1974.

Ramiro é o filho bastardo do rei Afonso VIII de Castela e as suas aventuras têm como cenário a Espanha medieval e os conflitos entre os diversos reinos cristãos a par da reconquista da Península Ibérica ao invasor mouro. Os primeiros episódios são escritos por Jacques Stoquart, cedendo, pouco depois, o seu lugar a Vance, que assegura a total autoria da série.

Apaixonado pela Espanha, seu país de adopção, Vance descreve com uma veracidade histórica uma época rica em aventura, bravura e heroicidade. Juntamente com a sua esposa, a colorista Petra, espanhola, Vance percorre os célebres Caminhos de Santiago, que lhe permitem conceber alguns episódios da série, reconstituindo, com precisão, os monumentos românicos. Os álbuns de Ramiro são verdadeiras obras didácticas de um período áureo da História da Humanidade, onde Vance oferece um cunho pedagógico com uma série de suplementos documentais que acompanham cada episódio. 

Ramiro teve nove episódios, com o último álbum, a primeira parte de "Qui es-tu, Wisigoth?", a ser editado em 1989. Curiosamente, a segunda parte nunca seria publicada. 

Em Portugal, apenas foram publicados quatro dos primeiros cinco episódios, deixando inédita a segunda aventura. A bibliografia portuguesa da série pode ser consultada na Bedeteca Portugal.



Sem comentários:

Enviar um comentário