Trata-se de uma aventura de 62 pranchas totalmente concebida por Jean Graton, que se estreou na revista belga Tintin em 1960, sendo publicada, um ano depois, em álbum, pela Lombard.
Neste episódio, Michel Vaillant vai ajudar o seu tio Benjamin, proprietário de uma empresa de transportes em Marselha que tem problemas com a concorrente Nord-Méditerrainée de Régis Blancardo.
As investigações de Michel e Steve Warson permitem-lhes descobrir uma rede de tráfico duvidoso desenvolvida pela Nord-Méditerrainée, sem o conhecimento do seu proprietário. A aventura termina com uma verdadeira caça ao cérebro daquela organização criminosa, contando com a ajuda em directo do animador do programa radiofónico Route de nuit.
Esta é uma das raras aventuras da série em que Michel Vaillant não tem de exercer as suas virtuosidades de ás desportivo do volante. Contudo, Jean Graton aproveita para realçar as qualidades humanas do herói, solidarizando-se na luta contra a injustiça. Paralelamente, este episódio retrata o mundo dos camionistas e dos seus camiões, como o Berliet GLR e os imaginários Vaillant.
Algumas personagens da aventura, como Yves Douléac, Benjamin Vaillant e Régis Blancardo, retomarão a série em episódios posteriores.
Roland Dhordain, célebre radialista francês dos anos 60-70, famoso pelos seus programas nocturnos de companhia dos camionistas, tem presença nesta aventura, conferindo-lhe uma dose de realidade, com o seu programa a inspirar Jean Graton para as cenas da perseguição final.
Sem comentários:
Enviar um comentário