Un Opéra de Papier, editada originalmente em 1981 e há muito esgotada, é uma obra autobiográfica de Edgar Pierre Jacobs, onde o autor de Blake e Mortimer nos relata como se iniciou no desenho, os seus primeiros empregos no comércio e na banca, o ingresso como barítono na ópera e o encontro com Hergé.
Com a libertação da Bélgica, ocupada pelos nazis na 2ª Guerra Mundial, Jacobs é um dos fundadores da epopeia da revista Tintin, e na primeira pessoa conta-nos os acontecimentos que marcaram o lançamento deste grande feito da imprensa juvenil europeia.
A obra continua com os curriculum vitae de Mortimer, Blake e Olrik e com os bastidores de todos os episódios da dupla britânica desenhados por Jacobs, desde O segredo do Espadão até As 3 fórmulas do professor Sato.
A obra está profusamente recheada de desenhos e fotografias que fundamentam graficamente a biografia e a bibliografia de Edgar Pierre Jacobs.
Un Opéra de Papier - Les mémoires de Blake et Mortimer, Edgar Pierre Jacobs, Gallimard, 2013, 190 pp, 31,03 € (á venda em Portugal nas lojas FNAC)
Sem comentários:
Enviar um comentário