A revista belga/francesa Tintin nasceu em 26 de Setembro de 1946.
São várias as obras que historiam a revista nos seus 42 anos de existência.
A última, da autoria de Alain Lerman, é, sem dúvida, a mais marcante, dado o volume de informação que possui, desde todas as capas, passando pela listagem de todas as histórias, contos e dossiês. Além de documentar todo a edição belga e francesa da revista Tintin, o autor alarga o seu estudo a várias edições de outros países, como a portuguesa. O autor já havia publicado em 1979, pela editora Glenat, a «Histoire du journal Tintin».
Em 2006, Dominique Maric edita «Le Journal Tintin - Les coulisses d'une aventure» com a chancela da Moulinsart.
No início da década de 80, com um prefácio de Hergé, é lançado a obra colectiva «35 ans du journal Tintin», com edição da Lombard e cinco anos mais tarde, Philippe Goddin, por ocasião do 40º aniversário da revista, propôe «L'aventure du journal Tintin», com a marca da mesma editora.
Em 1996, novamente a Lombard publica a sua história em três belos volumes com o título «Lombard - Un demi-siècle d'aventures», onde escalpeliza anualmente a história da sua pérola: a revista Tintin.
Finalmente, e para que possamos ter uma visão mais abrangente do impacto da revista, existe a obra de Hugues Dayez, «Le Duel Tintin-Spirou» da editora Luc Pire.
Quanto à edição portuguesa da revista Tintin, publiquei, há uns anos, o inventário da revista, estando disponível para os interessados neste post.
Sem comentários:
Enviar um comentário