A acção da série decorre no século XVII e retrata Capitan de Castaignac, um émulo de Artagnan. Capitan, assistido por Larose, o seu fiel valete, deixa Gascogne, terra natal e ruma à capital do império, Paris. Após alguns combates de capa e espada, Capitan torna-se um agente secreto às ordens do Cardeal Richelieu.
Os autores, o casal Lilliane e Fred Funcken, afirmaram que «é uma época que amam bastante, sendo uma oportunidade de explorar os nossos conhecimentos sobre a História dos Costumes. A nossa documentação neste domínio é das mais completas, com livros raros que nem existem na Biblioteca Nacional. Esta paixão vem do tempo que Hergé nos pediu a série Cavaleiro Branco». Aproveitando este acervo documental, o casal Funcken edita, anos mais tarde, uma apaixonante colecção em sete volumes sobre a história dos uniformes militares ao longo dos tempos.
O rigor histórico sempre conferiram uma grande credibilidade às séries do casal Funcken, como o Cavaleiro Branco, Harald o viking, Jack Diamond e Doc Silver, além dos inúmeros «one-shots» desenhados durante a sua carreira na revista Tintin.
Na série Capitan, alguns dos argumentos são de Yves Duval e Jacques Acar. A saga inicia-se em 10 de Setembro de 1963 no Tintin belga, prolongando-se até Junho de 1971, publicando-se a última aventura na revista Tintin Sélection.
Em Portugal, foram publicados cinco episódios repartidos pelas revistas Tintin, Mundo de Aventuras e Selecções do Mundo de Aventuras (nestas duas últimas, com os desenhos são a preto e branco).
A quadriculografia portuguesa da série Capitan é a seguinte:
- Em guarda, Capitão! (En garde, Capitan !), 1963, Funcken, Zorro #156 a #161, Selecções do Mundo de Aventuras #192
- Os conspiradores (Capitan contre les conspirateurs), 1964, Funcken, Selecções do Mundo de Aventuras #200
- O homem da máscara de ouro (Capitan et le masque de cuir), 1965, Funcken, Selecções do Mundo de Aventuras #221
- Uma aposta por Tornado (Pari pour Tornade), 1969, Funcken e Duval, Tintin #42/5º ano
- O cofre de ébano (Capitan et le coffret d’ébène), 1968, Funcken, Mundo de Aventuras (2ª fase) #261
Em guarda, Capitão! também foi publicado no Zorro nº 156 a 161.
ResponderEliminar