22 de fevereiro de 2012

Autores de BD (II) - Greg, uma «mão-cheia» de heróis

Greg (Michel Regnier), nascido em  5 de maio de 1931 em Ixelles (Bélgica), é a par de Jean-Michel Charlier e René Goscinny, um dos autores mais prolíficos da banda desenhada franco-belga do após-guerra.
Ainda jovem, cria Les Aventures de Nestor et Boniface para o quotidiano belga Vers l'avenir e entre 1953 e 1956 cria um émulo de Batman, Le Chat. Durante os anos cinquenta, colabora em diversas revistas: Spirou, onde, entre outros trabalhos, faz argumentos para a série Spirou & Fantásio, Recréation, La Libre Junior, onde retoma as aventuras de Luc Junior, bem como argumentos para a série Chick Bill.
Em 1957, inicia uma colaboração na revista Tintin, onde assume uma quantidade impressionante de argumentos.
A partir de janeiro de 1964, Greg inicia no Vaillant a série cómica Les As. Em 1963, na revista Pilote lança Achille Talon, personagem que rendeu 46 álbuns. Assume as funções de chefe de redacção da revista Tintin de 1964 a 1974, lançando e colaborando como argumentista com vários desenhadores: Paul Cuvelier (Corentin, Flama de Prata e Line), Mittei (Rouly la Brise), Maurice Maréchal (Prudence Petiptas), Hermann (Bernard Prince e Comanche), Eddy Paape (Luc Orient), William Vance (Bruno Brazil), Dany (Olivier Rameau e Bernard Prince a partir de 1977), Jo-El Azara, depois Turk e Bob de Groot (Clifton), Claude Auclair (Os Náufragos de Arroyoka), Édouard Aidans (As Panteras), Walter Fahrer (Cobalt), Dupa (Clorofila & Minimun), além das séries a solo, como Rock Derby e Zig & Puce.
As suas ligações a Hergé levam-no a escrever os argumentos dos filmes de animação do Tintin, «O templo do sol» e «Tintin no Lago dos tubarões».
Em Fevereiro de 1982, Greg emigra para os Estados Unidos onde funda a filial americana da Dargaud, assumindo o posto de vice-presidente. Em 1986, está de volta à Europa e cria as novas aventuras do Marsupilami, com os desenhos de Batem e Franquim. Em 1990, decide retomar a série Comanche, entregando a arte a um ex-assistente de Jean Giraud, Michel Rouge. Durante o ano de 1992, publica um novo álbum de Bernard Prince com desenhos de Édouard Aidans e cria com Eddy Paape a série efémera Johnny Congo. Em Agosto de 2002, surge o 15º e último álbum da série Comanche, tendo Rodolphe assegurado o final do argumento.

Sem comentários:

Enviar um comentário