2 de março de 2024

Made in Abyss #1 - Um dos mangás mais esperados do ano!

O Abismo – uma cratera imensa que mergulha nas profundezas da Terra, e oculta criaturas enigmáticas e relíquias de um passado longínquo. Qual a sua origem? Que mistérios se ocultam nas suas profundezas? Muitos exploradores foram engolidos pelas trevas, na tentativa de decifrar os seus segredos. Os seus exploradores mais corajosos, os Apitos Brancos, são considerados lendários pelos habitantes da superfície, e diz-se que quanto mais fundo um explorador descer, mais improvável é ele alguma vez conseguir regressar, porque misteriosos efeitos secundários atormentam todos os que iniciam a sua ascensão de volta à superfície.

Riko é filha de uma Apito Branco que desapareceu no Abismo, e tudo o que deseja é encontrar a mãe e explorar as camadas mais profundas daquele terrível precipício. Um dia, conhece Reg, um robô com a aparência de um jovem rapaz e que não tem memórias do seu passado. Convencidos de que a chave para o mistério da tecnologia que criou Reg se encontra no Abismo, os dois decidem partir numa odisseia em busca das suas memórias e fitar o Abismo com os próprios olhos. E o que irão ver irá mudar as suas vidas para sempre…

A história centra-se em torno de um misterioso abismo que surgiu há dois mil anos e põe em perigo de vida todos os que exploram as suas camadas mais profundas. Cabe aos diversos exploradores que habitam na cidade de Orth, que surgiu pendurada à beira da imensa cratera do Abismo, e que estão divididos em várias classes de exploradores – apitos vermelho, azul, da lua, preto e branco – descobrir os seus tesouros, e desvendar os seu segredos mais negros, em expedições que se irão revelar perigosas e repletas de horrores inimagináveis. Sim, porque embora a arte de MiA lembre um shonen, com personagens fofinhas e queridas, o seu universo é cruel, e o terror ir-se-à acentuando à medida que a história progredir ao longo dos volumes: MiA é de facto um mangá seinen, em que a arte que retrata os protagonistas, na maioria crianças, contrasta profundamente com muitas das cenas mais violentas e terríveis deste mundo inumano e negro!

Com argumento e arte de Akihito Tsukushi, o primeiro volume de Made in Abyss abre-nos as portas para um universo ricamente detalhado e povoado de estranhas criaturas e antigas civilizações, misto de fantasia contemporânea e de ficção-científica. Made in Abyss, ou MiA (!) como gostamos de lhe chamar, é um dos mangás de grande sucesso da última década, e conta já com doze volumes da série, e mais de três milhões de exemplares vendidos no Japão, tendo dado origem a um franchise que inclui séries de anime, filmes de animação e jogos de vídeo. Made in Abyss venceu o Prémio de Excelência do Mangá em 2023, atribuído pela Japan Cartoonists Association Award (Nihon Mangaka Kyōkai Shō), e tinha sido nomeado em 2018 para o Prémio da Crítica Francesa ACBD para a BD asiática. Made in Abyss foi também adaptado num anime de grande sucesso, que conta já com duas temporadas, e que venceu os prémios nas categorias de Melhor Anime do Ano e Melhor Banda Sonora nos Crunchyroll Anime Awards do ano de 2017.

Akihito Tsukushi é o pseudónimo de Shigeya Suzuki, nascido em 1979, um designer e ilustrador que trabalhou durante cerca de uma década em animação e design de personagens para a Konami. Foi só depois de deixar o seu trabalho em animação, em 2010, que se começou a dedicar exclusivamente à ilustração e ao mangá, primeiro em edições de autor com bastante sucesso, e depois para o site Web Comic Gamma da Takeshobo, uma importante editora de revistas mensais de mangá. Foi aqui que estreou a sua obra principal, Made in Abyss, que conheceu um sucesso crescente à medida que a sua popularidade foi aumentando de boca a orelha. 

Made in Abyss #1, Akihito Tsukushi, A Seita, Colecção Ikigai, 176 pp., p&b (6 pp. a cores), capa mole, 9,99€






Sem comentários:

Enviar um comentário