8 de fevereiro de 2021

Clássicos da Literatura em BD #6: A ilha do tesouro

O volume A Ilha do Tesouro, da colecção Clássicos da Literatura em BD, já está à venda .

Escrito pelo escocês Robert Louis Stevenson em 1883, autor bem conhecido sobretudo pelos seus romances. A adaptação da obra é da autoria de Christophe Lemoine, com desenhos de Jean-Marie Wohehrel e cores de Patrice Duplan.

A Ilha do Tesouro é um dos clássicos da literatura infanto-juvenil e é a mais popular história de piratas de todos os tempos e uma das mais fantásticas.

Numa noite de dezembro hospeda-se na estalagem um velho marinheiro que passa a vida a beber rum e a cantarolar canções do mar. Mas, um dia o Capitão Billy Bones, morre inesperadamente. Jim encontra dentro do velho baú, que este transportava, um mapa que marcava com um X o tesouro do temível Capitão Flint, enterrado numa ilha deserta no meio do Oceano.

Jim conta a sua descoberta ao Doutor Livesey, médico e autoridade da localidade e também ao Conde Trelawney e logo é organizada uma incrível viagem em busca do tesouro.  Mas, para a surpresa e horror de Jim, quando ele se vê dentro da escuna que o levará para essa aventura descobre que a tripulação é formada por piratas e que o cozinheiro é na verdade o famoso Capitão Long John Silver que tinha uma perna de pau, homem que tanto apavorava o pirata hospedado na estalagem de seu pai.

Livro marcado pela perda da inocência, é contado a partir do ponto de vista do jovem Jim Hawkins. História de aventura e amadurecimento de um garoto que deixa a casa dos seus pais e que o leitor vai vendo amadurecer ao longo da narrativa.

No final de cada livro há um dossiê onde se apresenta o percurso e a obra do autor em questão, numa cronologia cheia de curiosidades e histórias. 

Clássicos da Literatura em Banda Desenhada #6: A Ilha do Tesouro, Christophe Lemoine e Jean-Marie Woherel, Levoir, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€






Sem comentários:

Enviar um comentário