A Devir vai lançar a novela gráfica "O homem que passeia" do japonês Jirô Taniguchi no próximo dia 24 de Junho. Trata-se de uma reedição em português, já que a obra fora editada em 2005 na colecção "Série Ouro - Os clássicos da banda desenhada" do jornal Correio da Manhã.
Sinopse da editora:
Um homem contempla os subúrbios da sua cidade. Caminhando devagar, escuta e cheira. Para e observa.
É impossível não nos sentirmos alheios e indiferentes ao mundo, em contraste com este olhar puro. Passeando por estas páginas reaprendemos a olhar, talvez a viver, mais atentos às pequenas coisas.
O autor:
(1947-2007) Publica a sua primeira obra no início da década de 1970. A descoberta da banda desenhada europeia, marca uma viragem na obra de Taniguchi, que opta por trabalhar sozinho, escrevendo e desenhando as suas próprias histórias. A partir de 1991, a sua obra assenta na sua experiência pessoal e na atenta observação, profundamente humana, dos seus semelhantes e do seu quotidiano.
A obra de Taniguchi espelha sentimentos positivos, um reconhecimento sincero pelas tradições culturais, uma forte ligação à família e o regresso à infância como forma de redescobrir as suas origens.
Principais distinções:
1992: Prémio do Mangá Shogakukan.
1993: Prémio da Associação de Mangaka Japoneses.
1998: Prémio cultural Osamu Tezuka.
Sem comentários:
Enviar um comentário