Um dos mais únicos heróis da Marvel tem aqui as suas origens e as suas mais emblemáticas aventuras recontadas para o público português. Génio ímpar, super-herói atormentado e ocasional vilão, Hank Pym pode não ser o personagem mais poderoso nem o mais famoso, mas poucos deixaram a sua marca no Universo Marvel como ele. Só que, antes de influenciar alguns dos mais marcantes eventos deste Universo, já o Homem-Formiga se metia em todo o tipo de apuros excêntricos e originais…
Este volume da colecção Poderosos Heróis Marvel assinala a estreia em Portugal do mais recente herói da Marvel a chegar ao cinema: o Homem-Formiga. Uma estreia que se dá num volume antológico que recolhe as aventuras de estreia dos diferentes homens que vestiram o fato do Homem-Formiga: Henry Pym, Scott Lang e Eric O’Grady.
Criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby em 1962, na revista Tales to Astonish #27, Henry “Hank” Pym, o Homem-Formiga original, era um cientista que descobriu uma formula que lhe permitia reduzir a sua massa e altura a dimensões microscópicas. O sucesso junto dos leitores levou Stan Lee a promover o regresso de Henry “Hank” Pym na mesma revista Tales to Astonish, no #35, com Hank Pym a ter de usar a sua invenção para deter um grupo de espiões. São essas duas primeiras aventuras, assinadas por Lee e Kirby, que abrem o volume dedicado ao Homem-Formiga.
Mas a carreira de Hank Pym como Homem-Formiga foi relativamente curta, acabando por ceder o seu uniforme a Scott Lang – um homem que roubou o fato de Homem-Formiga para poder salvar a vida da sua filha, mas que acabaria por assumir o papel de Homem-Formiga, com a bênção de Hank Pym. É precisamente Scott Lang, o segundo Homem-Formiga, criado por David Micheliene e John Byrne em 1979, na história que podemos ler neste volume, que é o protagonista do mais recente filme da Marvel, acabado de chegar às salas de cinema.
Finalmente, este oitavo volume da colecção Poderosos Heróis Marvel, traz ainda uma aventura do terceiro Homem-Formiga, Eric O’Grady. Protagonista de uma história em três partes, escrita e desenhada por Tim Seeley em 2011, em que o novo Homem-Formiga tem de combater o crime ao lado de Hank Pym, o Homem-Formiga original, que assume aqui a sua identidade secreta de Vespa, em memória de Janet Pym, a sua falecida mulher, a Vespa original.
Os Homens-Formiga tiveram cada um deles de dar resposta a inúmeros desafios ao longo das suas histórias individuais, de que podemos ver exemplos neste volume, mas todos chegaram exactamente à mesma conclusão: que os homens não se medem aos palmos!
152 pp. a cores, formato comic, capa dura.
Sem comentários:
Enviar um comentário