Jonathan Cartland merece estar presente entre os melhores westerns da banda desenhada. Apesar de ser um herói frágil, Cartland é um homem que luta pela justiça e pela protecção dos índios norte-americanos. Casado com uma bela squaw, Cartland, um caçador de origem irlandesa, assiste ao assassinato da jovem e do filho recém-nascido.
Amargurado com a morte da família, oferece-se como explorador no exército norte-americano e parte à conquista do Oeste.
A série foi criada por Michel Blanc-Dumont, com notórias influências de Jean Giraud, o desenhador de Blueberry, e pelo argumentista Laurence Harlé, que no primeiro episódio assina Kikapoo. A primeira aventura tem a a estreia no efémero mensário Lucky Luke de Junho de 1974, passando, posteriormente, pelas revistas Pilote e Charlie. São editadas dez aventuras, encerrando-se a série em 1995. O álbum Les survivants de l'ombre ganha o prémio de Melhor Álbum do Festival de Angoulême de 1987.
Em Portugal, são publicados pela Meribérica os primeiros cinco álbuns. A revista Jornal da BD e o suplemento do Diário Popular, Flecha 2000, publicam um episódio da série. A bibliografia portuguesa da série pode ser consultada no site Bedeteca Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário