Para memória dos bedéfilos, na última quarta-feira foi editado o 4º volume da colecção Gaston Lagaffe do Público/ASA, «Festival de Broncas».Gaston #4, Franquin, Público/ASA, 46 pp, 6,40 €
Mais um número da revista Hop!, magazine dedicado ao estudo da banda desenhada. O #126, de Junho de 2010, tem um dossiê dedicado ao artista francês Paul Gillon, com uma biografia, uma entrevista e um bibliografia. Este número, da série Actualité BD, apresenta-nos as recentes novidades editoriais do mercado franco belga, fanzines e mercado norte-americano. Mais à frente, a 3ª parte do estudo da revista francesa Heroic e um dossiê sobre a série Fantax. A fechar um obituário dos autores recentemente falecidos, acompanhados de uma pequena biografia.
Ainda não tive oportunidade de visitar o Musée Hergé em Louvain-la-Neuve na Bélgica, mas espero que brevemente o possa fazer. Entretanto, adquiri o catálogo do Museu, uma obra em três línguas (francês, inglês e holandês), recheada de bastantes ilustrações, retratando o material em exposição.Apesar do seu volume, a obra não acrescenta nada ao conhecimento tintinófilo.
Catalogue Hergé, Éditions Moulinsart, 2010, 239 pp.
No passado 29 de Maio de 2010, um sábado, pelas 14 horas realizou-se em Paris mais um leilão de artigos de Hergé, organizado pela empresa Piasa.
A Raven é meio humana e meio demónio, vivendo um conflito permanente com o mal que se esconde no seu íntimo. Apareceu pela primeira vez na revista DC Comics Presents #26 em Outubro de 1980, uma criação do argumentista Marv Wolfman e do desenhador George Pérez.
Recebi o número Hors Série da revista da Moulinsart, Hergé. Este número, não exclusivo para assinantes, é um catálogo de vendas Hergé realizado em Namur em Maio deste ano. Foram 586 lotes em venda, com preços exorbitantes, reveladores do interesse em investir em artigos tintinófilos. Foram leiloadas serigrafias, cartazes, litografias, figuras pixi, colecções da Moulinsart, cartes de voeux, jornais, revistas, álbuns, objectos de merchandising, etc., objectos que decerto deliciaram todos os que visitaram o castelo de Namur para participar ou observar este magnífico leilão.
Parece que Portugal fica no fim do mundo. Assinante da Casemate, revista de informação sobre a BD franco-belga, só hoje recebi o número de Junho, quando ela foi remetida em 30 daquele mês. Um verdadeiro tormento para cá chegar...Casemate #28, Junho de 2010, 100 pp, 7,50 €
Para que conste, na última quarta-feira o jornal Público lançou o 2º volume da colecção Gaston: «Gafes em barda» («Gaston Lagaffe 2»). Os desenhos e textos são de André Franquin com a colaboração de Jidéhem.Ver também o post sobre o volume 1.
Para quem goste dos «anos de ouro» da BD franco-belga, este número da [dBD], referente aos meses de Julho/Agosto, é de não perder.
Terminada a colecção do Alix, a parceria Público/ASA avança com uma colecção de 19 volumes cartonados da série de Franquin, Gaston Lagaffe. A particularidade desta colecção (editada em Novembro de 2009 pela Dupuis e os dois últimos pela Marsu Productions) é a possibilidade da totalidade das lombadas reproduzirem o herói da série.
Um dos meus hobbies é o coleccionismo de tudo o que existe do Tintin editado em português. Há largos anos que vou juntando revistas, álbuns, objectos, filmes... tudo o que «cheire» a Hergé e aos seus heróis com chancela de Portugal ou dos países de expressão portuguesa.
Chegou ao fim a colecção do Alix do Público/ASA. O 16º volume, «O cavalo de Tróia», foi editado originalmente em 1988 pela Casterman. Contudo, apesar de ter sido editado em álbum pelas Edições 70 em 1990, infelizmente, o episódio ainda não se encontrava na minha biblioteca. O álbum das Edições 70, o 19º e último da colecção, que não possuo, é hoje uma raridade para os coleccionadores.
Está na minha estante o 5º volume da série Bouncer: «O fascínio das lobas». Bouncer, uma criação de Jodorowsky e François Boucq, é um western realista passado após a Guerra da Secessão num cenário sulista e racista. Neste momento, a série já possui sete episódios editados e em Portugal a ASA tem vindo a publicar a totalidade da colecção, apesar de há cinco anos não editar qualquer álbum da série. Esperamos que brevemente os restantes sejam editados.