27 de novembro de 2025

O Mercenário - Volumes 7 e 8

Ainda que a série tenha nascido nos anos 80 do século XX, os volumes 7 e 8 marcam um ponto alto da aventura. O tomo 7, intitulado A Viagem, leva o nosso herói a atravessar o Oceano Índico montado no seu dragão voador e desembarcar numa ilha desconhecida. Este lugar, que à primeira vista parece um paraíso exótico, aproxima-se mais dum cenário de sonho: criaturas fantásticas, paisagens estranhas, uma atmosfera de mistério e promessa de riqueza. Mas depressa a beleza se revela enganadora: a ilha esconde um veneno mortal, e as costas escuras desse mundo escondem segredos sombrios. O Mercenário, sozinho e longe de casa, terá de lutar contra as forças da natureza e contra armadilhas traiçoeiras — numa mistura de fantasia épica e toques de ficção científica.

Já o tomo 8,  Ano Mil, O Fim do Mundo, insere a narrativa num contexto dramático e apocalíptico. A tradição — ou o temor — de que o ano mil da nossa era marcaria o fim do mundo move monges da misteriosa Ordem do Cráter, que se preparam para o desastre. Por acaso — ou destino —, O Mercenário acaba por ser transportado para um planeta quase idêntico à Terra, mas devastado e semi-abandonado. Lá descobre vestígios de uma civilização antiga e terríveis seres que outrora dominaram a Terra; compreende que a catástrofe não é apenas simbólica, mas real. Assistimos a uma fusão entre heroic-fantasy, ficção científica e horror — o herói confronta-se com forças maiores do que a mera ambição humana, com o destino de mundos inteiros em jogo.  

Em termos editoriais, o volume 7 foi publicado originalmente em 1995 sob o título El Viaje e o volume 8 seguiu em 1996, sob o nome Año 1000 (ou Año mil. El fin del mundo). 

Quanto às edições em Portugal, ambos os volumes foram publicados nos anos finais do século passado pela extinta Meribérica-Líber.

Estes dois tomos representam — além de histórias profundamente imaginativas — um ponto de viragem na série: combinando o estilo visual meticuloso e pictórico de Segrelles com narrativas cada vez mais audaciosas, misturando fantasia, mistério, ficção científica e temáticas existenciais.

O Mercenário #7: A viagem, Vicente Segrelles, Ala dos Livros, 64 pp., cor, capa dura, 21,90€
O Mercenário #8: Ano Mil. O Fim do Mundo, Vicente Segrelles, Ala dos Livros, 64 pp., cor, capa dura, 21,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário