6 de novembro de 2025

Pessoa fragmentado - Antologia

Pessoa Fragmentado – Antologia foi editada pelo colectivo Tágide em parceria com o hotel Lisboa Pessoa Hotel, lançada este mês para assinalar os 90 anos do falecimento do poeta Fernando Pessoa

Trata-se de uma antologia que adapta contos e poemas de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos para a linguagem da banda desenhada. 

Na obra participam vários autores de BD nacionais: Mário André (ex: Quaresma, o Decifrador), Jorge  Rodrigues (ex: Dark Cruzade), João Raz (ex: Outros Mundos, Outras Fantasias), José M. Bandeira, Maria João Claré, Yves Darbos, António Coelho (ex: Capitão Morsa e Amigos) e Rafael Marquês.

A capa é da artista Patrícia Costa (ex: Crónicas de Enerelis) e uma ilustração convidada de Penim Loureiro (ex: Umbigo do Mundo). A direção e grafismo ficaram a cargo de José Macedo Bandeira e Jorge Rodrigues.

A antologia explora a obra de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos — múltiplas personalidades literárias como por exemplo Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares — e adapta-as em formato BD.

O título Fragmentado sugere uma visão de Pessoa como ser plural, fragmentário, com múltiplas vozes e identidades que se cruzam. Cada autor traz a sua linguagem gráfica e narrativa, resultando numa diversidade de estilos visuais e tonais, o que permite ver diferentes interpretações da poesia e dos contos originais na linguagem da banda desenhada.

A colaboração com um hotel literário (Lisboa Pessoa Hotel) reforça o carácter simbólico da obra: ligar a cidade de Lisboa, Fernando Pessoa e a BD como veículo de reinterpretar a cultura literária portuguesa.

Em suma, Pessoa Fragmentado – Antologia é uma publicação que assinala uma data simbólica (90 anos da morte de Fernando Pessoa) e que oferece uma forma inovadora de revisitar o poeta e os seus heterónimos através da banda desenhada. A diversidade de vozes e estilos, bem como o carácter simbólico e artístico da edição, fazem-na uma obra de interesse tanto para leitores de BD como para apreciadores da literatura portuguesa clássica.

Pessoa fragmentado - Antologia, Colectivo, Tágide, 98 pp., cor, capa mole





Sem comentários:

Enviar um comentário