2 de novembro de 2025

Peter Pan de Kensington

À noite, já nada é como antes. A realidade desaparece, dando lugar à imaginação. Durante o dia, os Jardins de Kensington, em Londres, enchem-se de gente. Mas, ao cair da noite, transformam-se num reino de maravilhas... 

Maimie Mannering, de seis anos, perde-se neste vasto parque depois do fecho dos portões. Encontra fadas que ameaçam "comer os seus dedinhos" e, depois, conhece um certo Peter Pan. Um rapaz estranho, este Peter. Capaz de voar, conta a Maimie sobre "uma terra imaginária, uma ilha onde as crianças nunca crescem". Maimie anseia por voltar para casa. Mas Peter quer que ela fique com ele e se divirta. Juntos, vão encontrar a Rainha das Fadas e tentar resolver um enigma improvável que permitirá a Maimie encontrar a saída do parque antes do amanhecer, altura em que ficará lá presa... para sempre! 

Antes de encenar Peter Pan numa peça de teatro em 1904 e, mais tarde, no romance Peter e Wendy, publicado em 1911, James Matthew Barrie criou a personagem em 1902 noutro romance, O Pequeno Pássaro Branco. José-Luis Munuera adapta este texto até então esquecido, oferecendo uma visão da personagem que é ao mesmo tempo pessoal e fiel à obra do escritor.

Peter Pan de Kensington, José-Luis Munuera, A Seita/Arte de Autor, 92 pp., cor, capa dura

Sem comentários:

Enviar um comentário