17 de fevereiro de 2026

Longe

«É possível viver a dois quando não sabemos viver connosco próprios?»

Ulysse e Aimée, um casal na casa dos trinta, viajam para o sul da Espanha numa carrinha com o objectivo de irem efectuar mergulho a Cabo de Gata. Mas serão estas as férias de Verão perfeitas? Nem por isso... pois o casal atravessa uma fase de relacionamento difícil e entre ambos nem tudo é cor-de-rosa.

Depois de um ano complicado, Ulysse precisa de novas aventuras, mas também de se reencontrar, principalmente através do mergulho, que encara como forma de terapia. Aimée, por seu turno, depois de ter trabalhado durante um ano na sua tese, sente-se perdida e culpabiliza-se por não ter estado suficientemente disponível para o seu parceiro.

Ulysse sonha em ver um peixe-lua no seu habitat natural; Aimée tem fobia da água. No entanto, cede ao parceiro e aceita efectuar esta viagem, decidindo calar os seus medos. Mas à medida que o casal se aproxima do Cabo de Gata, a tensão e a ansiedade aumentam. E a pergunta impõe-se: é possível viver a dois quando não sabemos viver connosco próprios?

Longe, a obra mais recente de Alicia Jaraba e que a Ala dos Livros edita agora em Portugal, é um road-movie intimista, que nos fala sobre o medo de se sair da zona de conforto e da inércia de um relacionamento longo, cujo rumo já não se controla

Longe, Alicia Jaraba, Ala dos Livros, 144 pp., cor, capa mole, 27,50€



Sem comentários:

Enviar um comentário