2 de novembro de 2025

Goscinny e Uderzo entre os Lusitanos: Uma viagem de Astérix a Portugal

Mais de sessenta anos depois da primeira aventura dos irredutíveis gauleses, Astérix chega finalmente à Lusitânia — e com ele, uma história que promete conquistar os corações dos fãs portugueses da banda desenhada.

O jornalista e escritor Frederico Duarte Carvalho assina o novo livro As Aventuras de Goscinny e Uderzo entre os Lusitanos, editado pela Polvo, uma viagem tão inesperada quanto fascinante ao universo criativo dos pais de Astérix.

Desde 1959 que as aventuras de Astérix e Obélix conquistam leitores em todo o mundo. Ao longo das décadas, muitos imaginaram o que aconteceria se os gauleses cruzassem a Península Ibérica e chegassem a Portugal. Essa travessia, tantas vezes sonhada, concretiza-se agora simbolicamente através deste livro, que acompanha o lançamento de “Astérix na Lusitânia” da dupla Fabcaro e Conrad.

Mas aqui, a viagem ganha um outro sentido: Frederico Duarte Carvalho mergulha na relação entre Goscinny, Uderzo e Portugal, revelando episódios menos conhecidos, curiosidades e documentos inéditos do Institut René Goscinny.

Conhecido pelo seu olhar atento sobre cultura e história, Frederico Duarte Carvalho combina investigação jornalística com um tom entusiasmado e acessível. O resultado é um livro “vibrante, recheado de descobertas surpreendentes”, que aproxima os leitores portugueses das figuras lendárias que criaram Astérix e Obélix. O autor convida-nos a seguir as pegadas de René Goscinny e Albert Uderzo entre os lusitanos, num retrato que é tanto uma homenagem à banda desenhada franco-belga como um espelho da admiração portuguesa por esses dois gigantes da BD.

Com ilustração de capa de Lúcio Oliveira e design de Hugo Jesus, a edição da Polvo mantém o cuidado estético que caracteriza a editora.

A obra conta com 72 páginas em preto e branco, capa a cores brochada, e está disponível por €10,90.

Sem comentários:

Enviar um comentário