9 de outubro de 2018

Yves Sente - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista
(Bélgica) Bruxelas, 17 de Janeiro de 1964

Licenciado em Direito e em Relações Públicas e Internacionais, Yves Sente tem um enorme interesse em assuntos geopolíticos. Ainda em pequeno, lê avidamente A Marca Amarela, que ele considera a obra-prima de Jacobs. De resto, as aventuras de Blake e Mortimer vão marcar o seu destino. Em 1998, numa altura em que dirige as Éditions du Lombard, mergulha com o desenhador André Juillard no argumento de A Conspiração Voronov, um episódio inédito das “Aventuras de Blake e Mortimer” que se desenrola em plena guerra fria e que foi alvo de votação pela crítica e pelo público. Yves Sente cria então Os Sarcófagos do 6º Continente, onde revela a juventude do Professor Mortimer.

Mais tarde confirma o seu talento como argumentista, assinando La Vengeance du Comte Skarbek e retomando Thorgal, com Rosinski. Inicia em seguida a série Janitor, com François Boucq, antes de regressar a Blake e Mortimer com O Santuário de Gondwana, uma história passada no coração de África. Em 2011 concretiza um outro projeto: retomar as aventuras de XIII com Iouri Jigounov. Em 2012, Yves Sente leva Blake e Mortimer a Inglaterra para O Juramento dos Cinco Lords; em 2014 recua no tempo e relata a primeira aventura conjunta dos dois heróis em O Bastão de Licurgo; depois, em 2016, coloca-os no centro de uma história em torno do mais célebre dramaturgo britânico de todos os tempos: William Shakespeare; e em 2018, assina mais uma aventura da dupla de heróis britânicos mais célebre da BD, desta feita nos confins da Ásia.

Séries publicadas em Portugal:
Blake e MortimerGuardião-Agente Secreto do Vaticano (O)XIII

One-shots publicados em Portugal:
  • A vingança do conde Skarbek (La vengeance du Comte Skarbek), 2004/2005, Grzergorz Rosinski e Sente, Álbum Arte de Autor [2022]
  • Uma estrela de algodão preto (Cinq branches de coton noir), 2018, Steve Cuzor e Sente, Álbum Ala dos Livros [2023]
[actualizado em 05.09.2023] 

Sem comentários:

Enviar um comentário