2 de outubro de 2018

Magalhães – Até ao Fim do Mundo

No âmbito das comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães, a Gradiva e a Comissão Cultural de Marinha lançaram um álbum de banda desenhada intitulado "Magalhães – Até ao Fim do Mundo" ("Magellan", 2012) com argumento de Christian Clot e ilustrações de Thomas Verguet e Bastien Orenge.

Eis a sinopse da editora:
1519. Até onde se deve ir para demonstrar a rectidão das suas ideias, para viver os seus sonhos até ao fim? É o que Magalhães irá saber, indo até ao derradeiro sacrifício para que o seu nome jamais seja esquecido…
«Magalhães é um enigma. É um dos maiores exploradores de todos os tempos, revolucionou a navegação mundial, e no entanto ninguém conhece a sua vida. É porque ele é apresentado, por vezes, como um ser austero, frio e pouco afável? Com que base, pois praticamente não existe nenhuma linha, nenhum escrito, da sua autoria? Tudo foi destruído. De acordo com a maioria dos seus biógrafos, ele jamais pensou fazer a volta ao mundo: partiu apenas para descobrir uma nova rota para as ilhas das especiarias, para as riquezas. Efectivamente, é o que ele declara a Carlos I para obter uma armada. Mas eu não o creio: eu  conheço a dificuldade de defender um projecto apenas pela nobreza, mais que pelo seu interesse financeiro. Mais ainda na época da Inquisição, quando declarar que a Terra era redonda era uma heresia passível de ser punida com a morte. Apenas interessavam as novas possessões e o número de almas convertidas. Há o que guardamos para nós e o que vendemos para convencer. Para alcançar o seu fim, Magalhães terá de renunciar a tudo: aos seus ideais, ao seu amor de juventude e à sua pátria. Uma vez que os seus méritos não foram reconhecidos em Portugal, oferece o seu projecto a Espanha. Terá de lutar durante meses sozinho, contra todos, para finalmente conseguir uma armada com navios de ocasião, comandados por comandantes hostis. Terá de afrontar mares desconhecidos, tempestades terríveis, motins e traições… Tem apenas uma paixão, um último sonho, à partida impossível, para enfrentar de igual modo obstáculos e perigos. Um sonho que não pode ser apenas o de trazer especiarias com o intuito de respigar algumas riquezas e um título de nobreza. Não. O seu sonho era o horizonte! Ir mais além do que alguma vez alguém tinha ido. A visão de que, partindo em direcção a oeste, era possível regressar por leste: fazer, pela primeira vez na história da Humanidade, a viagem de circum-navegação do nosso mundo! Esse objectivo nem o terá podido confessar a Carlos V, que o proibiria, e depararia muito provavelmente com a animosidade dos Portugueses. Mas por esse sonho, e apenas por esse, valia a pena sacrificar tudo. Mesmo a sua própria vida… » – Christian Clot.

Magalhães: Até ao Fim do Mundo, Christian Clot, Thomas Verguet & Bastien Orenge, Gradiva/Comissão Cultural da Marinha, 60 pp., cor, capa dura

Sem comentários:

Enviar um comentário