30 de outubro de 2025

Butterfly Chronicles

A editora Escorpião Azul lança durante o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora 2025- AmadoraBD, o seu novo livro de banda desenhada, Butterfly Chronicles, de João Mascarenhas, uma narrativa visual que aborda a complexidade do uso de descobertas científicas, em vários campos como o ético, o social, o militar ou o desportivo. 

A equipa de Investigação em Bio Robótica da Universidade de Kymera, em Tóquio, desenvolve um sistema que permite aceder à informação comportamental “gravada” nos genes de uma espécie animal, a chamada “memória da espécie”, e que vai ser utilizada no auxílio à programação dos movimentos de robôs do desporto “Droidball”. Contudo, são surpreendidos com o facto de conseguirem aceder não apenas à memória da espécie, mas também à memória do indivíduo ao qual pertence o material genético.

Hanako-san, uma estudante do primeiro ano do curso de Bio Robótica, que trabalha no desenvolvimento dos sistemas de leitura da informação contida no material genético, auxiliando o Professor Manabu-sensei e a sua equipa, é a protagonista principal da história. Uma trama onde se cruzam estudantes, ciência, robôs, cultura japonesa, desporto, humor, música, banda desenhada e grupos criminosos, num resultado arrebatador e comovente.

A abordagem narrativa de Butterfly Chronicles promove um duplo envolvimento cognitivo, em que a dimensão estética aumenta a compreensão, facilita a divulgação de teorias complexas, as implicações éticas e sociais dos avanços científicos, e fomenta a reflexão crítica sobre vários temas junto de um público alargado. Através da lente da Banda Desenhada, a ciência e a tecnologia, mesmo especulativas, enquanto meios multifacetados, tornam-se mais inteligíveis e acessíveis.

Estando atento aos desenvolvimentos científicos em várias áreas do saber, o autor elaborou a trama de Butterfly Chronicles, onde parte de uma base científica para o que se poderá denominar de “Especulação Científica”. Nela são abordados temas científicos possíveis, mas introduzindo simultaneamente alguma “especulação” sobre os mesmos, lançando de igual modo um alerta ético sobre a forma de utilização dos avanços da Ciência.

Como corolário, o autor irá usar nos autógrafos do livro, uma tinta que contém o seu ADN.

João Mascarenhas, engenheiro, investigador científico na área dos materiais e autor de banda desenhada, tem harmonizado estas suas valências de forma a trazer a ciência ao grande público, em forma de 9ª Arte. Desde há mais de 40 anos, tem elaborado bandas desenhadas que têm divulgado actividades científicas e técnicas (IR&D) na sua área de investigação. IR&D que cobre não apenas acções nacionais, mas também ao nível europeu, desenvolvidas estas em projectos e universidades. As suas histórias em banda desenhada têm sido publicadas em revistas, livros e outras publicações de cariz científico e técnico, um pouco por todo o mundo. Actualmente, está a desenhar uma banda desenhada em catorze línguas, para a divulgação junto do grande público, do trabalho desenvolvido num projecto europeu. Claro está, além das bandas desenhadas de índole mais pessoal, e publicadas em diversos álbuns.

Butterfly Chronicles, João Mascarenhas, Escorpião Azul, 332 pp., p&b, capa mole, 28,50€




Sem comentários:

Enviar um comentário