17 de outubro de 2018

Jacques Tardi - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista, Desenhador
(França) Valence, 30 de Agosto de 1946

Filho de um militar de carreira, passa os seus primeiros anos na Alemanha. Estuda na École des Beaux-Arts em Lyon e depois em Artes Decorativas em Paris. Em 1970, inicia a sua carreira, desenhando algumas histórias curtas, com argumento de Jean Giraud (A cheval en hiver) e De Serge Beketch (La Torpédo Rouge Sang, Humperdick Clabottford), para a revista Pilote. Em 1972, desenha Le Rouergue Rumeur, escrito por Pierre Christin, obra que abre o ciclo Legendes d'aujourd'hui, continuada por Enki Bilal. Simultaneamente, cria o seu primeiro trabalho como autor, Adieu Brindavoine, uma BD antimilitarista sobre a Primeira Guerra Mundial.
As atrocidades da Primeira Guerra Mundial é um dos temas mais focados na sua obra. A revista Pilote rejeita, argumentando como excessivamente militarista, um episódio banal da guerra das trincheiras, sendo, no entanto, publicado no jornal Libération. Na mesma linha, também publica La véritable histoire du soldat inconnu (1974).
Em 1974, abandona a revista Pilote para começar a colaborar com a Métal Hurlant. Nesta publicação surge  Polonius, com argumento de Picaret, uma história sobre o Império Romano. Em 1976, cria um de seus personagens mais famosos, Adèle Blanc-Sec, cujas aventuras tiveram nove álbuns. A série é uma homenagem aos folhetins de aventura, situado em Paris antes da Primeira Guerra Mundial e estrelado por uma heroína feminista. O tom é de paródia, com muitos monstros, cientistas loucos, seitas místicas criminosas, etc.
Adapta de romances policiais de Léo Malet, cujo protagonista é o atípico detetive Nestor Burma

Séries publicadas em Portugal:

One-shots publicados em Portugal:
  • O demónio dos gelos (Le démon des glaces), 1974, Álbum Público/Edições ASA [2011]
  • Griffu (Griffu), 1978, Tardi e Jean-Patrick Manchette, Álbum Meribérica-Líber [1997]
  • Aqui mesmo (Ici même),  1979, Tardi e Jean-Claude Forest, Álbum Levoir [2018]
  • Varlot soldado (Varlot soldat), 1999, Tardi e Didier Daeninckx [2001]
  • A sacanice (La débauche), 2000, Tardi e Daniel Pennac, Álbum Terramar [2000]
  • Foi assim a guerra nas trincheiras (C'était la guerre des tranchées), 1993, Álbum Público/Edições ASA [2015]
  • Elise e os novos partisans (Élise et les nouveaux partisans), 2021, Jacques Tardi e Dominique Grange, Álbum Ala dos Livros [2023]
[actualizado em 24.05.2023]

Sem comentários:

Enviar um comentário