21 de outubro de 2018

Albert Uderzo - Ensaio de quadriculografia

Argumentista, Desenhador
(França) Fismes, 25 de Abril de 1927

Uderzo nasceu em Fismes, Marne, filho de imigrantes italianos de Oderzo. Durante a infância deseja ser mecânico de aviões, embora já mostre algum talento para as artes.
Durante a 2ª Guerra Mundial, o jovem Uderzo deixa Paris e viaja para a Bretanha, onde trabalha numa quinta e ajuda o seu pai no negócio de mobílias. Muitos anos mais tarde, quando foi necessário decidir a localização para a aldeia de AstérixRené Goscinny deixou essa decisão para Uderzo, que prontamente escolheu a Bretanha.
Uderzo iniciou a sua carreira de artista em Paris, a seguir à guerra, em 1945, com Flamgerge ou Clopinard, um pequeno idoso perneta, que vence todas as contrariedades. Em 1947-1948, cria novas personagens, tais como Belloy e Arys Buck.
Conhece Goscinny em 1951. Tornam-se grandes amigos, e decidem trabalhar juntos, em 1952, na delegação de Paris da empresa belga World Press. Os seus primeiros trabalhos foram Humpá-PáJoão Pistolão e Luc Junior. Em 1958, as aventuras de Humpá-Pá são adaptadas, e publicadas na revista Tintin, até 1962. Em 1959, Goscinny torna-se editor e Uderzo director artístico da revista de banda desenhada Pilote, criada em 29 de Outubro. A primeira edição da revista publica, pela primeira vez, Astérix, tornando-se logo um sucesso em França. Paralelamente, Uderzo também trabalha com Jean-Michel Charlier, na série Michel Tanguy, mais tarde chamada de As Aventuras de Tanguy e Laverdure.
Em 1961, após dois anos de serem publicadas na revista Pilote, as histórias de Astérix são editadas em álbum. Em 1967, após o sucesso da primeira aventura de Astérix, os autores decidem dedicar-se em exclusivo a este personagem. Após a morte prematura de Goscinny, em 1977, Uderzo continua a ilustrar os livros de Astérix (a uma média de um álbum a cada 3 a 5 anos, comparados aos dois livros, por ano, em vida de Goscinny). A autoria dos livros ainda indica Goscinny e Uderzo.

Adaptado de Wikipedia

Séries publicadas em Portugal:

[actualizado em 29-12-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário