25 de setembro de 2025

Joy, de Etsuko

Joy é um manga do género BL (Boys’ Love), escrito e desenhado por Etsuko. Lançado originalmente em 2018, destaca-se não só pelo tema romântico, mas também pelos dilemas pessoais, pela suavidade narrativa e pela forma como explora emoções interiores com naturalidade.

Etsuko é uma criadora japonesa conhecida por obras com temas de amor, amizade, identidade e relacionamentos, muitas vezes ambientadas em contextos quotidianos, com delicadeza emocional. Destacam-se entre os seus trabalhos In the Apartment, More than Words, Super Natural / Jam e Joy.  

O protagonista da obra Gô Okazaki é um mangaka especializado em shôjo, cujas histórias tradicionalmente visam emocionar leitoras, com romance e ternura. Trabalha com Yusuke Akune, que é o seu ajudante, também envolvido no mundo dos mangás. descobre que Yusuke é homossexual. A partir daí, ao ser convidado pela editora a fazer uma obra BL, começa um processo de fingir um amor platónico por Yusuke, inicialmente para inspiração criativa. Mas aos poucos, os sentimentos fingidos começam a confundirem-se com algo mais real. A narrativa acompanha esse crescimento emocional, o conflito interno de , as expectativas sociais, e os sentimentos reais de Yusuke

Etsuko utiliza um estilo que, embora simples, é muito eficaz. O traço tem delicadeza, expressividade nos rostos, nas reacções, e o ritmo visual favorece momentos de pausa e reflexão, não apenas de romance ou tensão.

Originalmente, Joy foi publicado em dois volumes, optando a Distrito Manga pela edição integral num único tomo.

Joy, Etsuko, Distrito Manga, p&b, capa mole

Sem comentários:

Enviar um comentário