6 de outubro de 2025

O indispensável de Snoopy

O universo da banda desenhada não seria o mesmo sem Snoopy, o famoso cão beagle criado por Charles M. Schulz. Desde a sua primeira aparição em 1950, Snoopy evoluiu de um cão aparentemente comum para uma das personagens mais ricas, complexas e adoradas da história da cultura popular.

Snoopy surgiu a 4 de Outubro de 1950 na tira Peanuts. Inicialmente, era apenas o cão de Charlie Brown, desenhado de forma simples e comportando-se como um animal de estimação tradicional. No entanto, Schulz rapidamente percebeu o potencial da personagem e, ao longo da década de 1950, começou a dotá-lo de uma vida interior e de uma imaginação que se tornariam a sua marca registada.

Com o tempo, Snoopy deixou de ser apenas um cão e tornou-se um verdadeiro protagonista da tira cómica. A sua personalidade multifacetada cativou leitores de todas as idades:

Sonhador e imaginativo: Snoopy é conhecido pelas suas fantasias, nas quais assume papéis variados — desde aviador na Primeira Guerra Mundial até escritor, advogado ou dançarino.

Independente: raramente age como um “cão obediente”. Snoopy é dono de si, vive de acordo com as próprias regras e nunca perde a sua liberdade.

Divertido e irónico: o humor nasce muitas vezes da sua visão peculiar do mundo e das situações absurdas que cria com a sua imaginação.

Leal à sua maneira: embora egocêntrico, demonstra carinho e fidelidade a Charlie Brown e aos amigos quando mais precisam.

Criativo: adora escrever histórias (que quase sempre começam com “Era uma vez numa noite escura e tempestuosa…”), dançar ou encenar aventuras impossíveis.

Carismático e confiante: ao contrário de Charlie Brown, inseguro e melancólico, Snoopy transborda autoconfiança e estilo.

Neste volume comemorativo, celebra-se os 75 anos dos Peanuts com uma selecção das melhores tiras protagonizadas pelo Snoopy e os seus inseparáveis companheiros — Charlie Brown, Woodstock, Linus, Lucy, Sally e tantos outros. Organizadas por décadas, estas tiras dão-nos o prazer de reencontrar as múltiplas facetas do Snoopy: o ás da aviação da Primeira Guerra Mundial, o escritor fracassado de máquina em riste, o amigo fiel (mas nem sempre obediente), o filósofo do alto do telhado da sua casota.

O indispensável de Snoopy, Charles M. Schulz, Iguana, 384 pp., p&b, capa dura, 30,95€



Sem comentários:

Enviar um comentário