24 de setembro de 2025

AmadoraBD 2025: já há nomeados e muitas novidades!


O AmadoraBD está de volta e a 36.ª edição promete ser especial. Os livros “Borboleta”, de Madeleine Pereira, e “Os Filhos de Baba Yaga”, de Luís Louro, são alguns dos mais nomeados para os prémios deste ano — e já dão o mote para uma edição cheia de talento.

Ao todo, 25 obras estão a concurso em cinco categorias. A mais cobiçada é a de Melhor Obra de BD de Autor Português, que vem com um prémio de 5.000 euros. Aqui brilham nomes como Madeleine Pereira, Osvaldo Medina, Nunsky, Xico Santos & Audrey Cailllat… e claro, o veterano Luís Louro, que comemora 40 anos de carreira com dupla nomeação.

Madeleine Pereira, que conta em “Borboleta” uma história familiar sobre emigração em tempos de ditadura, também está indicada ao Prémio Revelação. Já na BD estrangeira publicada em Portugal, os franceses levam a dianteira com álbuns como “O Meu Irmão”, de Jean-Louis Tripp, e “Na Cabeça de Sherlock Holmes”, de Cyril Liéron e Benoît Dahan.

Os vencedores serão anunciados a 26 de Outubro. 

De 23 de Outubro a 2 de Novembro, a Amadora transforma-se na capital portuguesa da BD. Serão 13 exposições, entre elas retrospetivas de Alice Geirinhas e Diniz Conefrey, e mostras dedicadas a artistas como Paco Roca, Bea Lema, Luís Louro, Zeina Abirached e os gémeos brasileiros Fábio Moon & Gabriel Bá.

Haverá ainda espaço para grandes celebrações: os 150 anos do Zé Povinho, os 85 anos de Spirit, os 75 anos de Peanuts e os 65 da Liga da Justiça. É a desculpa perfeita para revisitar clássicos!

E este ano há novidades que os fãs vão adorar: o horário das sessões de autógrafos vai ser alargado e estreia-se a “Hora da BD”, com descontos em livros.

Desde 1990, o AmadoraBD tem sido o ponto de encontro para autores, leitores e curiosos. Mais do que um festival, é uma festa para todos os apaixonados pela nona arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário