O terceiro volume de uma das mais originais séries de BD de super-heróis recentes, da dupla Filipe Duarte Pina (BRK) e Osvaldo Medina (Kong the King, A Fórmula da Felicidade) marca uma viragem tremenda nesta saga: o tom mais humorístico (mesmo que de humor negro!) começa a dar lugar a uma atmosfera mais séria, e começam a revelar-se alguns dos segredos do passado de David, enquanto surge também pela primeira vez... a sua némesis, o vilão da série! Uma saga super-heróica, super-divertida e super... trágica! Sim, Macho-Alfa é uma tragicomédia em 4 tomos, com um final que ninguém imagina e que irá surpreender, previsto lá para o Outono de 2025. Mas até lá, aproveitem para ler os primeiros três volumes de diversão, de humor negro e situações caricatas, hilariantes e tristes, do caminho de um herói trágico. Tudo está já em cena para o desenlace final no volume 4!
“...Pina e Medina começam esta saga como uma comédia, disparando alegremente em várias direcções da sociedade portuguesa, desde os media à natureza patriarcal e machista deste recanto. Mas depressa a “leveza” se revela ilusória - e Macho-Alfa, uma criatura de aparência épica e triunfal, torna-se, aos nossos olhos incrédulos, neste chocante anti-herói narcisista que acredita que fazer o Bem envolve naturalmente danos colaterais - até percebermos que a carreira deste super-socio-talvez-psicopata acaba por ser composta, sobretudo, por danos colaterais...”
- do prefácio de Nuno Markl
Os editores agradecem a Nuno Markl ter baptizado a dupla criativa do Macho-Alfa com aquele que será o seu nome definitivo, Pina & Medina, capaz de evocar as mais tugas das séries TV dos anos 1980!
Nascido em Angola, em Novembro de 73, Osvaldo Medina chega a Portugal no verão de 75. Vive em Lisboa desde então. Começa a desenhar e a ver as BDs que havia em casa muito antes de começar a primária. Ainda no ensino secundário começa a fazer "biscates" de ilustração que uma das suas professoras lhe encomendava. Em 1997 faz um pequeno curso de animação na produtora Animanostra (onde trabalha até hoje). Lança a sua primeira BD em 2009, A Fórmula da Felicidade, escrita por Nuno Duarte (e recentemente reeditada numa excelente edição integral pela Kingpin Books). Começa a dar aulas de animação em 2016 na Universidade Lusófona, isto sem deixar nunca de trabalhar em BD, animação, publicidade, ilustração, e em basicamente tudo o que envolva desenho.
Filipe Duarte Pina nasce em 1979, e cedo pôs as mãos em videojogos, programando em BASIC algumas experiências para o ZX Spectrum. Co-fundador da Seed Studios e da Nerd Monkeys, produziu e lançou videojogos para Playstation, Nintendo DS, PC e mobile. Foi um dos pioneiros da moderna BD portuguesa, na sua qualidade de escritor e argumentista, com destaque para BRK, a BD que assinou com arte de Filipe Andrade e que marcou os anos 2000 do mercado da BD nacional. Venceu em 2018 o Prémio Amadora BD para Melhor Argumento de Álbum Português, pela sua curta Monstros (publicada na antologia The Lisbon Studio Series vol. 2: Silêncio), em conjunto com o desenhador Nuno Lourenço Rodrigues.
Macho-Alfa - Livro 3, Osvaldo Medina e Filipe Duarte Pina, A Seita, 72 pp., cor, capa dura, 18,95€
Sem comentários:
Enviar um comentário