3 de maio de 2019

G. Floy Portugal - Ensaio de quadriculografia


Ficha técnica:
Estado: Activa
Sede: Maspalomas, Grã Canária, Espanha
Atividade: 2005 
Filiação: chancela editorial de Jensen International Christine Meyer S. L.

A G. Floy Studio de Christine Meyer, fundadora e sócia-gerente da empresa, é uma editora de banda desenhada, activa na Dinamarca, na Polónia (sob a designação de Mucha Comics) e em Portugal, que edita, principalmente, séries de banda desenhada norte-americana. Estreia-se em Portugal em 2005 com lançamentos esporádicos, inicialmente com coedições com a Devir e outras editoras (BdMania, Norma) e, posteriormente, a solo, com obras como Orquídea Negra de Neil Gaiman e Dave McKean, Fell – Cidade Perdida de Warren Ellis e Ben Templesmith, ou dando continuidade à série Hellboy de Mike Mignola, inicialmente editada em Portugal pela Devir. Encerra a primeira fase de actividade em Portugal em 2011.

Em 2014, a editora conhece uma nova fase, que acompanha as mudanças editoriais na Polónia, o seu maior mercado, e que passou por uma diminuição da produção de títulos da DC e Marvel, e um aumento na produção de séries e livros da Image e outras editoras. Em Portugal, José de Freitas e Rui Alves passam a integrar a G.Floy como parceiros locais, e desde Novembro de 2014 que a editora entrou na sua fase de maior expansão, com o lançamento periódico de bandas desenhadas norte-americanas da Marvel, Image e outras editoras, lançando esporadicamente banda desenhada europeia. Desde 2017, desenvolveu uma parceria com a ComicHeart, para a publicação de autores portugueses, em antologias e a solo.

Séries publicadas em Portugal:
Ascender, Astonishing X-Men, Berseker, Bruxas, Capitão América, Criminal, Deadpool, Descender, Dylan Dog, Faithless, Fatale, Fell, Hanuram, Harrow County, Hellboy, Homem-Aranha, Imortal Punho de Ferro (O), Imperatriz, Jessica Jones, Kick-Ass, Kingsman, Legado de Júpiter (O), Lisbon Studio Stories (The), Loki, Malditos (Os), Miracleman, Moonshine, Ms. Marvel, Outcast, Reborn, Reckless, Saga, Southern Bastards, Stumptown, Thor, Tony Chu, Uncanny X-Force, Velha Guarda (A), Velvet, Wicket+The Divine (The), Wolverine

One-shots publicados em Portugal:
*Co-edição com a Comic-Heart
[actualizado em 20.05.2023]

Sem comentários:

Enviar um comentário