29 de maio de 2019

Colecção Spirou e Fantasio por Franquin #6: O dinossauro congelado e outras aventuras

Mais um volume da colecção em epígrafe nas bancas, numa edição da ASA com o jornal Público. Neste sexto volume, podemos ler três aventuras de Spirou e Fantásio:

O Dinossauro Congelado

Neste episódio, o Conde de Champignac descobre um ovo de dinossauro no gelo da Antárctida e, com a ajuda de Spirou e Fantásio, leva-o para o seu castelo, onde eclode. O irrequieto Marsupilami entorna uma substância que acelera o crescimento na primeira refeição do bebé e, da noite para o dia, o dinossauro torna-se adulto e provoca o caos…

"Le voyageur du Mésozoïque" foi publicado originalmente na revista belga Le Journal de Spirou em 1957 entre os números #992 e #1018. Em 1960, a Dupuis publica a história em álbum, sendo o 13º da colecção. Em Portugal, a estreia deste episódio teve o título de "O visitante da pré-história" e foi publicado na revista Camarada (#2 a #22 do 6º ano). Mais tarde, em 1977, a Arcádia publica o episódio em álbum, sendo reeditado em 1994 pela Meribérica-Líber.

O medo do outro lado do fio

Em "O medo do outro lado do fio", o Conde de Champignac ingere, involuntariamente, uma substância nociva e transforma-se em malfeitor, espalhando o terror nas redondezas. A história "La peur au bout du fil" tem argumento de Franquin e Greg e colaboração de Jidéhem, data de 1959 e foi pré-publicada no Le Journal de Spirou (#1086 ao #1092). Este episódio acompanhou "Le voyageur du Mésozoïque" no 13º álbum da série. Em Portugal, o episódio também acompanhou a publicação de "O dinossauro congelado" nos álbuns da Arcádia e Meribérica.

O prisioneiro de Buda

Em "O prisioneiro do Buda", Spirou e Fantásio decidem ir à Ásia para salvar um cientista americano que se encontra prisioneiro no Vale dos Sete Budas, num país cujo governo se quer apoderar de uma máquina revolucionária. "Le prisonnier du Bouddha" também tem argumento de Franquin e Greg e colaboração de Jidéhem. Foi pré-publicada em 1959 no Le Journal de Spirou (#1082 ao #1124) e publicado em álbum em 1960, sendo o 14º da série. Em Portugal, o episódio estreou-se em Dezembro de 1978 num álbum da Arcádia, reeditado pela Meribérica-Líber em 2002. O Correio da Manhã incluiu o episódio numa colectânea editada em 2005 na colecção "Série Ouro - Os clássicos da banda desenhada". A primeira série da versão portuguesa da revista Spirou publicou no seu primeiro e único semestre (#1 a #26) o episódio em 1971.

Colecção Spirou e Fantasio por Franquin #6: O dinossauro congelado e outras aventuras, Franquin, Greg e Jidéhem, ASA, 128 pp., cor, capa dura, 11,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário