25 de abril de 2019

Colecção Spirou e Fantásio de Franquin #1: O Feiticeiro de Champignac + Spirou e os Herdeiros

Eis que chegou às bancas o primeiro volume desta colecção da editora ASA com distribuição pelo jornal Público. O presente volume apresenta-nos dois episódios:

O Feiticeiro de Champignac 
"Os dois amigos (Spirou e Fantásio)  vão acampar nos arredores da simpática aldeia de Champignac, onde a população vive atemorizada pela ocorrência de estranhos e inexplicáveis acontecimentos: porcos com pele cor-de-rosa e grandes bolas azuis, coelhos do tamanho de ovelhas, uma vitela que morre de velhice..."

"Il y a un sorcier à Champignac", com argumento de Jean Darc (pseudónimo de Henri Gillain), irmão de Jijé, foi originalmente publicado na revista belga Journal de Spirou em 1950 e 1951 (#653 a #685). Trata-se do segundo álbum da série, editado pela Dupuis em 1951. Neste episódio, estreiam-se o Conde de Champignac e Gustave Labarbe, o Presidente da Câmara. O presente episódio estreia-se em Portugal em 1959 na segunda série da revista Camarada (#1 ao #25 do 2º ano), com o Spirou baptizado de Clarim. Será editado em álbum pela editora Camarada em 1966 com o título "O feiticeiro de Vila Nova de Mil Fungos", sendo reeditado pela Editorial Pública [1981] com o título "O feiticeiro de Talmourol". A revista Jornal da BD também publicou a aventura no número 195 de 29 de Abril de 1986. Finalmente, é reeditado em álbum numa colecção de 2007 da parceria Público/ASA.

Spirou e os Herdeiros 
"Na segunda história deste álbum duplo, um tio afastado e quase desconhecido morre, deixando a sua herança aos dois sobrinhos, Fantásio e Zantáfio. Mas só um deles a pode receber depois de ganhar pelo menos duas das três provas por ele estabelecidas..."

"Spirou et les héritiers", quarto álbum da série (Dupuis, 1952), é da autoria total de Franquin. O episódio foi seriado na revista Journal de Spirou em 1951 e 1952 entre os números #693 e #726. É neste episódio que se estreia o mítico animal Marsupilami, assim como Zantáfio, primo de Fantásio. A aventura estreia-se em Portugal em 1975 em álbuns da Arcádia e do Círculo de Leitores, sendo reeditada pela Meribérica [1989] e na já citada colecção do Público/ASA em 2007. Em revista, "Spirou e os herdeiros" foi publicado pelo suplemento do jornal Publico Público Júnior (#1 a #30) em 1990.

Colecção Spirou e Fantásio de Franquin #1: O feiticeiro de Champignac + Spirou e os herdeiros, ASA, 128 pp., cor, capa dura, 11,90€



Sem comentários:

Enviar um comentário