19 de abril de 2019

Georges Pichard - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, argumentista
(França) Paris, 17 de Janeiro de 1920 - Paris, 7 de Junho de 2003

Estuda na École des Arts Appliques e, após a Segunda Guerra Mundial, trabalha como ilustrador em publicidade, antes de publicar a sua primeira tira em La Semaine de Suzette, em 1956, apresentando a personagem Miss Mimi.
No início dos anos 1960, conhece Jacques Lob, com quem colabora com as paródias de super-heróis Ténébrax e Submerman. Ténébrax é publicado pela primeira vez na revista franco-belga Chouchou, continuando na revista italiana Linus. Em 1967, Submerman é serializado na revista Pilote. 
Tendo colaborado com Danie Dubos na audaciosa Lolly-strip que é serializada em Le Rire em 1966, Pichard e Lob começam a trabalhar no género de banda desenhada erótica, enquanto Branca-Flor começa a ser publicada V Magazine em 1968. 
Pichard continua a empurrar os limites morais quando colabora com Georges Wolinski para criar uma série ainda mais polémica com um personagem homónimo, Paulette, que é publicada na revista Charlie Mensuel a partir de 1970. Continuando no género erótico, Pichard junta-se a Danie Dubos para produzir Caroline Choléra, que é serializada em L'Écho des savanes a partir de 1975. Após a publicação de Marie-Gabrielle de Saint-Eutrope em 1977, a natureza explícita do trabalho de Pichard leva à proibição das vendas em livrarias e quiosques.
Menos escrutinadas por sua ênfase erótica são as colaborações que Pichard faz com o autor de ficção científica Jean-Pierre Andrevon, La Reserve e Édouard, de 1974, e Ceux-là, de 1977, publicadas na Charlie Mensuel.
Perto do fim da sua vida, Pichard adapta histórias eróticas clássicas como Les Exploits d'un jeune Don Juan de Guillaume Apollinaire, O Kama-Sutra de Vatsyayana, Trois filles de leur mère de Pierre Louÿs, La Religieuse de Denis Diderot e Germinal de Émile Zola.

Séries publicadas em Portugal:
Branca-Flor, Paulette 

One-shots publicados em Portugal:
  • Lolly-strip, Pichard e Danie Dubois, 1966, Álbum Edições Sexo e não só [1977]
[actualizado em 19.04.2019]

Sem comentários:

Enviar um comentário