7 de abril de 2019

Comanche - Obra Completa (volume 1)

Já está disponível a edição da Ala dos Livros do primeiro volume da série Comanche - Obra completa de Greg e Hermann, comemorando os 50 anos da série.

Este primeiro volume engloba os quatro primeiros álbuns da série Red Dust, Os Guerreiros do Desespero, Os Lobos do Wyoming e O Céu está Vermelho sobre Laramie, todos eles editados em Portugal. Poderá ler a quadriculografia portuguesa da série aqui. A novidade desta colecção é que é a preto e branco.

Enquanto o Le Journal Spirou publicava, desde 1954, a série Jerry Spring de Jijé e a Pilote publicava, desde 1963, a série Blueberry de Jean-Michel Charlier e de Jean Giraud, o Journal Tintin, terceira grande glória da imprensa de banda desenhada franco-belga do final dos anos 1960, não tinha nas suas páginas nenhuma série de western realista. No entanto, é nessa época que o género conhece novo alento no cinema com filmes como O Bom, o Mau e o Vilão (1968), Era uma vez no Oeste (1969), ambos realizados por Sergio Leone, ou A Quadrilha Selvagem (1969) de Sam Peckinpah.

Para fazer face a esta ausência no Tintin, o seu chefe de redacção, Michel Greg (era-o desde 1965), imagina um western “puro e duro” em torno de um rancho dirigido por Comanche, uma jovem fazendeira. Situa a série no Wyoming, um estado montanhoso do Oeste americano, o menos povoado dos Estados Unidos, do qual um terço do território se encontra nas Grandes Planícies.

Para a desenhar, Greg convida o belga Hermann, para quem, desde 1966, já faz os argumentos da série Bernard Prince. Quando, em Dezembro de 1969, as primeiras pranchas de Comanche surgem publicadas no Tintin, Hermann tem apenas 31 anos mas o seu estilo rapidamente atinge uma elevada qualidade gráfica com episódios como O Céu está vermelho sobre Laramie ou O Deserto sem luz.

O desejo de Hermann de levar Comanche a um realismo mais duro do que o da BD clássica da época, fez com que uma cena final que surge em O Céu está Vermelho sobre Laramie tenha, na altura da sua publicação no Journal Tintin, chocado os leitores pela sua violência.

Entre 1969 e 1983, Hermann desenhou dez histórias longas e três histórias curtas de Comanche, publicadas em álbum na editora belga Lombard a partir de 1972. Em treze anos, o seu desenho não cessa de evoluir, passando de um traço vivo com pincel a uma estilização com a caneta de aparo Art Pen, cada vez mais apurada a partir do álbum Os Xerifes.

Desejoso de escrever os seus próprios argumentos, Hermann abandona a série em 1983, não deixando de colocar alguns anacronismos humorísticos no último álbum, O Corpo de Algernon Brown, chocando Greg que escreverá ainda cinco argumentos de Comanche para Michel Rouge.

Comanche - Obra completa - Volume 1, Hermann e Greg, Ala dos Livros, 200 pp., p&b, cartonado, 32,90€










4 comentários:

  1. Boa tarde, para quando nas livrarias? Obrigado e até lá

    ResponderEliminar
  2. A editora informa que é para a semana!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,
    É uma grande boa novidade e desejo que esta edição tenha sucesso e ser, porque não,
    o arranque iniciar para mais outras edições integrais. Para além das nossas fronteiras, há muito que este género de edição é usual (da qual sou comprador)e só vejo um motivo para que o mesmo não aconteça em Portugal: o preço. Não tenho sido um apreciador/ leitor de Hermann, muito por culpa da coloração utilizada e só comprei a edição colorida (Espanha)mais por nostalgia (foi a minha primeira leitura na BD "adulta"...). Agora...ao ver estas imagens despidas de cor, estou a ter outra perspectiva agradável da arte de Hermann que sendo uma homenagem dos 50 de Comanche, também será a do desenho de Hermann.
    Só para se ter uma ideia da diferença de preços, a edição colorida custou-me +-30EUR - nem imagino quanto custaria uma edição PT a cores...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Pois... o problema é que o mercado português é diminuto, pelo que as tiragens são em reduzido número, encarecendo o preço unitário de cada exemplar. Também faço votos para que sejam editados mais integrais em português !

    ResponderEliminar