18 de abril de 2019

Colecção Batman 80 Anos #9: O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar - Parte 2

Neste segundo volume, Batman: O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar -Parte 2, que saiu hoje nas bancas, conclui-se o regresso do Batman crepuscular de Frank Miller.

A complexa intriga  que  envolve  a  maioria dos membros da Liga da Justiça cruza- se com a dura realidade do ataque às  Torres  Gémeas  em  11  de  Setembro de  2001. Um acontecimento real,  que Frank Miller acompanhou do seu estúdio em Nova Iorque e que acabou por influenciar  decisivamente  a  evolução desta  história,  que  começou  como uma  homenagem  aos  heróis e vilões do universo DC, para se tornar, tal  como  aconteceu  com  O  Regresso do Cavaleiro das Trevas, um reflexo da época em que a história foi feita.

Editado pela DC Comics em 1986, Batman: O Cavaleiro das Trevas foi uma das primeiras histórias de banda desenhada a receber destaque na grande imprensa do mundo inteiro. Juntamente com Watchmen de Alan Moore e Dave Gibbons, já editado pela Levoir. Até hoje a sua influência faz-se sentir na indústria da BD do mundo inteiro. O Cavaleiro das Trevas inspirou autores a ousarem mais nas suas obras, enquanto levou muitos a cultivar uma estética violenta que quase se tornou padrão dos super-heróis no final dos anos oitenta e começo dos noventa.

Um dos contributos de Frank Miller neste livro para o universo DC foi a criação de Lana, a filha superpoderosa do Super-Homem e da Mulher-Maravilha. Resultado da união entre os dois mais poderosos heróis da DC, relação essa que se tornará canónica durante a fase dos Novos 52, a personagem de Lana irá ser uma das protagonistas de DKIII.: The Master Race, a continuação, ainda inédita em Portugal, deste O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar, que assinalou o regresso de Frank Miller após alguns anos de afastamento, motivado por doença. Obra tão controversa como incontornável, O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar confirma a vontade de arriscar, por parte de um autor que nunca descansou à sombra dos louros conquistados — e obras como Ronin, 300, O Regresso do Cavaleiro das Trevas, Batman: Ano Um, Sin City e Demoli-dor: Renascido já seriam mais do que suficientes para lhe assegurar um lugar no panteão dos melhores autores de comics de todos tempos — e que procurou explorar novos caminhos, mesmo que esses  não sejam necessariamente aqueles que a maioria dos seus leitores esperava que ele seguisse.

Colecção Batman 80 Anos #9: O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar - Parte 2, Frank Miller, Levoir, capa dura, cor, 11,90€






Sem comentários:

Enviar um comentário