16 de janeiro de 2020

Colecção Blueberry #8: Gerónimo, o apache

Foi hoje para as bancas o oitavo volume da colecção Blueberry que a parceria Público/ASA tem vindo a publicar. "Gerónimo, o Apache" estreou-se em pré-publicação na revista francesa BoDoï (#22 ao #24) em 1999, sendo editada em álbum pela Dargaud nesse mesmo ano. Trata-se da 26ª aventura de Blueberry e a terceira deste ciclo da autoria de Jean Giraud.  

Em Portugal, a aventura foi publicada em 2000 na segunda série da revista Selecções BD (#18 ao #23) e, posteriormente, editada em álbum pela Meribérica no mesmo ano.

Neste episódio, Clumb, proprietário do Tombstone Epitaph, é raptado pelos homens de Gerónimo. Este pede-lhe para negociar a sua rendição junto do exército e nega estar por detrás do ataque ao carregamento de prata, que ele sabe ser obra dos Clanton. Por outro lado, Blueberry, ainda convalescente, continua a relatar a Campbell a sua história: derrotado por Gerónimo num combate peculiar, é porém poupado por este, depois de uma visão o ter convencido a deixar viver o cara-pálida. Entretanto, os homens do capitão Noonan capturam alguns dos Apaches, entre os quais o próprio Gerónimo. À noite, chegado ao Forte Mescalero, Blueberry luta com o sargento que acabou com os feridos e agride mesmo o capitão Noonan. É detido e colocado junto dos prisioneiros índios.

Colecção Blueberry #8: Gerónimo, o apache, Jean Giraud, Público/ASA, 48 pp., cor, capa flexível, 7,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário