2 de janeiro de 2020

Colecção Blueberry #6: Mister Blueberry

Aí está a primeira edição nacional de BD do ano de 2020. O sexto volume da colecção Blueberry da parceria editorial Público/ASA inicia o ciclo da fase Mister Blueberry reportada ao ano de 1881 e seguintes. Esta fase engloba seis álbuns, incluindo o número 0 ("Apaches", já editado entre nós também pela parceria Público/ASA em 2008). A presente colecção engloba os outros cinco volumes. 

Depois de cinco anos sem uma nova aventura, após o falecimento de Jean-Michel Charlier em 1989, Jean Giraud relança a série principal em 1995 e inicia um novo ciclo onde assegura o argumento e o desenho. Blueberry abandona o exército e regressa à vida civil, passando a série a ser denominada Mister Blueberry.

"Mister Blueberry" é o 24º álbum da série, editado originalmente pela Dargaud em 1995. Em Portugal, a aventura fora editada em álbum pela Meribérica-Líber em 1996.

Estamos em Tombstone, 1881. Chegado há uma semana no hotel Dunhill, um misterioso jogador incendeia todas as noites as mesas de póquer e todos os homens abastados da região se acotovelam para o defrontar. Mas esta figura enigmática acaba por suscitar o interesse de muitas outras pessoas, por razões variadas que vão muito para além do mero póquer. Blueberry – pois não é ele senão a intrigante personagem – ganhou alguns cabelos brancos e a sua vida resume-se agora a estas partidas de cartas, que se sucedem umas atrás das outras. Ele que já não quer senão calma e tranquilidade, acaba por se ver colocado no centro das atenções, com a sua mesa de póquer a transformar-se num redemoinho que pode acabar por o engolir…

Colecção Blueberry #6: Mister Blueberry, Jean Giraud, Público/ASA, 48 pp., cor, capa flexível, 7,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário