25 de setembro de 2018

Maximum Troll-On

Lançado durante a 8.ª Necromancia Editorial do Milhões de Festa, a obra do finlandês Benjamin Bergman reúne os quatro fascículos originais com bandas desenhadas não legendadas e é editada em Portugal pela MMMNNNRRRG com o apoio do FILI – Finnish Literature Exchange.

Sinopse da editora:
Troll-On é uma BD de dois elfos e um cavalo em várias aventuras que devem mais aos Freak Brothers ou aos Blue Brothers que ao Senhor dos Anéis ou à Guerra dos Tronos. As BD são mudas, mas cantam-nos as aventuras destas personagens fantásticas entre ácidos e Sword & Sorcery, cogumelos mágicos e ZZ Top, MDMA e Conan, o Bárbaro. Comparando com muita freakalhada da produção contemporânea como o Matthew Thurber ou Joe Daly, que parecem sempre pálidas imitações de Gary Pather, venham antes para este livro.

Benjamin Bergman quando era puto deve ter absorvido demasiados desenhados animados e bonecada em PVC, daí ser um autor do famoso atelier de Helsínquia Kutikuti. Já nos visitou em 2009 numa Feira Laica na Bedeteca de Lisboa (2009) e até sobreviveu até hoje um mural seu na entrada da biblioteca, feita coletivamente com Tommi Musturi, Jarno Latva-Nikkola e Tiina Lehikoinen.

Maximum Troll-On, Benjamin Bergman, MMMNNNRRRG, 108 pp., cor, capa flexível





Sem comentários:

Enviar um comentário