24 de setembro de 2018

Antologia da Mente

Teve lançamento na 8.ª Necromancia Editorial do Milhões de Festa a obra Antologia da Mente de autoria de Tommi Musturi, editada pela MMMNNNRRRG, com o apoio do FILI – Finnish Literature Exchange.

Eis a sinopse da editora:
A Antologia da Mente é uma colecção de histórias curtas pelo artista Tommi Musturi que inclui 37 trabalhos realizados entre 1997 e 2017. É um mergulho profundo na diversidade e formas diferentes de narrativa gráfica, pois Musturi usa estilos visuais e formas de contar histórias para nos entregar mensagens e ideias complexas.  Antologia da Mente inclui um artigo de seis páginas escrito pelo autor sobre o “Estilo”, enquanto ferramenta artística.

O autor, Tommi Musturi nasceu em 1975, é um dos autores mais excitantes num país onde onde surgem dezenas de autores excitantes!

Desde miúdo que é um activista; começou por editar nos anos 90 singles de Noise Rock e zines de BD sob a chancela Boing Being, em que se destaca a antologia Glömp cujo último número explorou narrativas em três dimensões – número experimental, luxuoso e basilar que teve direito a uma exposição que passou pela Bedeteca de Lisboa em 2009. Apesar de viver em Tampere é um dos elementos mais activos do atelier Kuti Kuti (de Helsinquia) que edita o muy psicadélico jornal de BD Kuti – um caso único no mundo, diga-se de passagem.

As bandas desenhadas de Musturi são quase sempre mudas (sem texto) e de uma comicidade camuflada. Acima de tudo é um humanista que apresenta o seu mundo e as suas personagens de todos ângulos de forma a girá-los num círculo em que a verdade apresenta-se sempre em mutação. No ano de 2011 ganhou o prémio principal da BD finlandesa, Puupäähattu, pela Sociedade Finlandesa de BD. Os seus trabalhos tem sido exibidos e publicados em mais de 10 países – como o The Books of Hope editado pela importante Fantagraphic Books.

No caso português participou nas antologias Quadrado (3ª série, Bedeteca de Lisboa), Mesinha de Cabeceira Popular #200 e no MASSIVE – ambas da Chili Com Carne. Foram também publicados os livros To a stranger (Opuntia Books; 2010) e Beating (MMMNNNRRRG; 2013) dedicados à sua obra gráfica. Este autor já nos visitou várias vezes, entre elas no Salão Lisboa 2005, na Feira Laica na Bedeteca de Lisboa (2009) – onde estava patente a exposição da antologia GlömpX, que participou como autor, comissariou e editou – e no Festival de BD de Beja (2014).

Os livros Caminhando Com Samuel e Simplesmente Samuel, com edição em nove países, têm lhe granjeado fama internacional, sendo que o primeiro título foi uma das obras seleccionadas para o livro de referência 1001 Comics you must read before you die.

Em 2017, foi publicado em Portugal o seu livro de ilustração OOM, numa coedição da MMMNNNRRRG com a Mundo Fantasma. Este ano, a finlandesa Boing Being editou os primeriros 2 números de Future.

Antologia da Mente, Tommi Musturi, MMMNNNRRRG, 128 pp., cor, capa flexível

Sem comentários:

Enviar um comentário