6 de setembro de 2018

Hachel - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Hubert Lampert
Argumentista, Desenhador
(Bélgica) 28 de Outubro de 1945

Hubert Lambert tira uma pós-graduação em ilustração do Instituto Saint-Luc, em Liége. Enquanto estuda, cria as suas páginas humorísticas na revista Spirou, chamados Més aventures sans Paroles (1965 a 1967). Em 1967, torna-se  assistente de Mittéï, trabalhando n’ O Incrível Désiré e Modeste e Pompon. Também colabora com Edouard Aidans em Bob BinnTunga e Os Franval. Em 1969, inicia a sua própria série para a revista Tintin, o trabalhador temporário Benjamin. As pranchas, com argumentos de Michel Dusart, aparecem na revista Tintin até 1980.

Pouco depois de sua pós-graduação, realiza a aventura realista Yves Saint-Georges  para a revista La Wallonie, bem como as tiras humorísticas Puppy et Charlequin.  Hachel também assume Dic Dinn de Edouard Aidans para o Vers l'Avenir. Durante um curto período na revista Achille Talon, desenha uns gags de Papa Talon, pai do personagem criado por GregAchille Talon.
Em 1975, Hachel adapta em BD o filme da Belvision Gulliver à Lilliput, publicado na revista Tintin em 1980. Hachel deixa a revista Tintin no início de 1980 e funda o Estúdio Hachel, através do qual ilustra milhares de páginas de jogos para a agência ALI. Para esta mesma agência, cria Lil & Skip. Mais tarde, funda a Hachel International, uma empresa que internacionalmente representa cerca de 100 artistas.

Séries publicadas em Portugal:
BenjaminBob Binn

[actualizado em 21-12-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário